LUTO na LITERATURA: EDUARDO GALEANO
“Vivemos em plena cultura da aparência: o contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, as roupas mais do que o corpo e a missa mais do que Deus.” (E.G.)
Morre o escritor uruguaio Eduardo Galeano
Por | - Atualizada às
Autor tinha 74 anos e morreu em sua cidade natal, Montevidéu
O escritor uruguaio Eduardo Galeano morreu nesta segunda-feira (13), aos 74 anos, em sua cidade natal, Montevidéu. De acordo com o jornal espanhol "El País", o autor tinha sido hospitalizado na semana passada por complicações de um câncer no pulmão.
Autor de obras como “As Veias Abertas da América Latina” (1971) e “Memória do Fogo” (1982-1986), Galeano era uma dos principais autores uruguaios e latino-americanos.
Galeano nasceu em 3 de setembro de 1940 e na infância desenvolveu paixão por futebol, que foi tema de diversos textos, entre eles "O Futebol de Sol a Sombra"(1995).
Começou a carreira como jornalista na década de 1960, sendo colaborador do jornal semanal "Marcha" e editor do diário "Época". Na década de 1970, foi preso pela ditadura e obrigado a deixar o país.
Foi primeiro para a Argentina e, depois, para a Espanha, onde escreveu a trilogia "Memória do Fogo". Em 1985, após a redemocraticação, voltou para Montevidéu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.