domingo, 31 de maio de 2015

AGRESTE canta para BRAÚNA em sua despedida


BRAÚNA
  "...Rufam tambores e a banda toca na Praça da Matriz..."

Por Márcia Vieira Yellow

Escrever ou não escrever? Num tempo em que todo mundo é escritor (e não falo isso de maneira pejorativa. É só uma constatação de que há mais livros à venda do que leitores, mas isso é assunto para outra hora), a dúvida paira no ar, a incerteza toma o coração e a gente fica miudinho, sabendo que nada do que for dito, poderá se igualar ao assunto, no caso, a pessoa que é o assunto: BRAÚNA.

Ildeu de Jesus Lopes, mas poucas vezes nos lembrávamos disso. Formal ou informalmente, era BRAÚNA. Nome de árvore resistente e alma de girassol. Passou 62 anos por aqui, distribuiu entre amigos e parentes o seu tempo, contudo, nos deixou a impressão de que este tempo que permaneceu entre nós foi pouco. Embora de muita qualidade, nós, seres humanos, somos egoístas e sempre queremos mais disponibilidade das pessoas que gostamos.

Nossa ligação foi estreita por diversos fatores. Amigos comuns, preferências políticas, mas o grande elo, o responsável pela afinidade que tivemos de imediato, não tenho dúvida, foi o AGRESTE. Grupo Agreste, do qual Braúna foi membro e fundador, ao lado de outros de igual estirpe.

Não tive a grata satisfação de assistir a algum show do grupo, e este era um vazio que eu carregava. Quando quis reuni-los em um programa de rádio (Rádio Terra), não consegui conciliar as agendas (deles, diga-se de passagem, porque a minha pra este grupo, sempre estaria disponível, a qualquer tempo e hora) e compareceram apenas dois: BRAÚNA  e MANOELITO. Mas foi maravilhoso. Os dois falaram pelos que não puderam estar presentes em corpo, contaram as histórias, e claro, ouvimos juntos as músicas. Ao fim do programa Braúna prometeu juntá-los um dia, para atender ao meu desejo insistente. Eu só não sabia que este dia seria 30 de maio de 2015, e de maneira inimaginável. 
Confesso que o repreendo pela atitude. Desta vez o egoísta foi ele, que não consultou aos amigos, fãs e família, a respeito de datas para o espetáculo. Marcou na agenda, não contou a ninguém, mas na hora marcada estavam todos lá para aplaudi-lo, cantar não com ele, mas para ele. O palco desta apresentação foi o Centro Cultural. Não poderia ser outro. Braúna foi inquilino por duas vezes como titular da Secretaria de Cultura e eternamente como apaixonado que era pela cultura e por tudo aquilo que ela pode significar.

Só que ele não se levantou. Deitado, de olhos cerrados, foi cercado pelo Grupo Agreste: Pedro Boi, Gútia, Manoelito, Sérgio Carinha e Chorró. Só não veio Tom Andrade, que lá em Alagoas perdeu o trem para Montes Claros. Mas lá estava Charles Boavista, maquinista deste trem,  com mais alguns agregados, também apaixonados pela música do Agreste e por Braúna, cantor, compositor, poeta, homenageado da noite.

Foram quase dez músicas, um pocket show, como aqueles promovidos pela colunista Drikka Queiroz. Poucas e boas músicas. Os filhos do Braúna, emocionados, sabiam de cor todas as músicas. E não era pra menos. Concebidos com poesia, as letras do Agreste estiveram desde sempre em suas mentes e corações. E o Centro Cultural vinha abaixo a cada música entoada. O público cantou junto.  Lágrimas, muitas lágrimas, pois já era tarde mas ninguém queria sair dali. Todos queriam ficar mais um tiquinho perto do Braúna.    

Para mim, depois de “não chega a ser um pontinho preto no mapa, mas quando a gente se afasta coração pede pra voltar”, Braúna não precisava fazer mais nada no mundo. Embora avesso a títulos e glórias, só a criação desta estrofe já seria elemento suficiente para garanti-lo no pódio.

Ele participou do show com os colegas do Agreste, dormiu mais uma noite na sua casa favorita e hoje pela manhã, rumou a outra morada, um pouco distante, mas nada que um táxi não resolva. Um dia todos nós embarcaremos para lá. Só não sabemos quando, porque assim como fez Braúna, poderemos marcar o último espetáculo a qualquer instante. Atentos ou não, a vaga na agenda abre-se de repente, sem aviso. É embarcar ou embarcar, sem tempo para escolhas. Façamos aqui então, as nossas escolhas. Braúna até na última apresentação nos deu exemplo. 

Como homem público, natural que todos queiram se apropriar dele. Ele era de todos mesmo, mas incapaz de cometer uma indelicadeza, mesmo sendo muito autêntico. Então o seu derradeiro show, nosso último aplauso, tem que ser pacífico, como ele programou. E foi. Todos que passaram pela sua última apresentação, o amam, de uma ou de outra maneira.

Falemos todos dele como amigos, a exemplo do que fizeram os seus colegas de banda (sempre muito unidos) e outros que se dispuseram a dar depoimentos(foram tão bonitos e sinceros os depoimentos!), cada um a seu jeito, mas sem querer falar por ele e tomar por verdade sentimentos que ele não nutria. À cidade de Montes Claros, Braúna deixa o seu maior legado: a capacidade de amar e respeitar as pessoas.

Foi lindo o show! Você cumpriu a promessa, Ildeu. Reuniu o grupo e nós assistimos. Nunca na vida assisti a um show mais bonito. Mas eu ainda o repreeendo: não precisava ser assim, nem agora!


sábado, 30 de maio de 2015

LUTO: BRAÚNA!

 LUTO: BRAÚNA!

ILDEU BRAÚNA- amigo, músico, poeta, finda sua passagem por este planeta, nesta manhã de 30 de maio de 2015. Deixa triste uma cidade e os fãs da sua música.É trecho de sua canção, aquele que escolhi como o meu hino de amor à Montes Claros, desde sempre: "...Não chega a ser um pontinho preto no mapa, mas quando a gente se afasta, coração pede pra voltar.". Ninguém definiu melhor, em letra e melodia. E nos despedimos de Brau, com outro trecho de música cantada pelo Agreste, CD que não sai das nossas mãos e coração, assim como ele, eternizado pelas canções e simplicidade no viver. Hoje, cantamos pra você, amigo BRAÚNA:

"...Uma saudade teimosa
vai doendo devagarinho
Um doer bem traiçoeiro
que o coração derradeiro
vai morrendo de mansinho..."
  (Saudade Teimosa- Grupo Agreste)



sexta-feira, 29 de maio de 2015

UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO!!!

UMA PARCERIA que DÁ CERTO!!!

ASCÂNIO MACEDO  e CONCEIÇÃO MELO

Ele, estilista. Ela, artista plástica. Essa parceria que resultou num belíssimo trabalho, começou um pouquinho antes e de maneira despretensiosa. O público apreciou e aplaudiu o desfile do Ascânio que trazia roupas com estampas da artista Conceição (Tuca). Aquele desfile foi  a sementinha que germinou. Na ocasião, me agradou bastante "vestir" a tela da Tuca pelas mãos do Ascânio. Roupas, telas, cadeiras, bolsas, calçados, enfim, uma série de objetos trabalhados pelos dois, estão em exposição até o dia 06/06, na Casa de Cultura Márcia Prates. Vocês podem visitar, apreciar e comprar. As peças são lindas e os preços convidativos. Palmas pra ASCÃNIO MACEDO  e CONCEIÇÃO MELO!

O DESFILE:



Níver PANCHO SILVEIRA 2015 - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Níver PANCHO SILVEIRA 2015 - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Acesse o link acima ou:
www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/mypage/foto
e veja todas as fotos do evento
http://www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/foto/show_foto_peq?mid_md5=57cfd6b40912c3ed1728e46654f01229&dt=2015/05/29

Exposição CONCEIÇÃO MELO e ASCÂNIO MACEDO em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Exposição CONCEIÇÃO MELO e ASCÂNIO MACEDO em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

 Acesse o link acima ou:
www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/mypage/foto
e veja todas as fotos do evento.

 

 A exposição está lindíssima. Vale a pena visitar. 

O local?  Casa de Cultura Márcia Prates

Rua Lírio Brant, 810 - Melo

segunda à sexta- 9 às 19h 

sábado, de 9 às 13h


TEIA CULTURAL MINAS informa...

TEIA CULTURAL MINAS Informa...



MinC inicia processo de construção
da Política Nacional das Artes

O Ministério da Cultura (MinC) abre, no próximo dia 9 de junho, o processo de discussão e de construção da Política Nacional das Artes (PNA). A proposta é implementar um conjunto de políticas públicas capazes de responder aos anseio artísticos da sociedade brasileira contemporânea a partir de um amplo debate com os diversos setores artísticos e com a sociedade em geral.


O secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, informa que a base do processo de discussão da Política Nacional das Artes serão os Planos Setoriais elaborados pelos colegiados das diversas linguagens artísticas.

Segundo Varella, está sendo construída uma plataforma digital para a participação virtual e também será realizada uma série de seminários e escutas presenciais em todos os estados do Brasil, que já está sendo chamada de Caravana das Artes.

Para o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco, o dia 9 será o marco de um processo "importantíssimo" para as artes e para a revitalização da própria Funarte. "Não há precedente no Brasil de um conjunto de políticas para as artes em âmbito nacional, com a ambição de dotar o Estado de instrumentos amplos e abrangentes de apoio à produção, à fruição e à circulação da arte em suas diversas manifestações", destacou.

O lançamento do processo de construção da Política Nacional das Artes ocorrerá na sede da Funarte, no Rio de Janeiro, a partir das 9h, com a presença do ministro Juca Ferreira e de artistas dos diversos campos e linguagens artísticas.


Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

PRÊMIO SESI de LITERATURA

Montes Claros tem quatro finalistas entre os 30 selecionados no 2º Prêmio Sesi de Literatura




Montes Claros foi destaque em número de inscritos para o 2º Prêmio Sesi de Literatura 2015. Evento que é realizado graças a uma parceria entre o programa Biblioteca Itinerante, com o Centro de Memória do Sistema FIEMG e com a Gerência de Educação, através do programa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Bibliotecas SESI. O Prêmio é destinado aos trabalhadores da indústria e empresários do setor industrial e seus dependentes.
2º Prêmio SESI de Literatura mobilizou uma ação coordenada, criativa e motivadora para a produção literária e cultural. Alcançou diretamente mais de 5000 industriários. Para esta segunda edição, foram 375 inscritos, representando 210 indústrias, de 61 municípios mineiros, entre eles Montes Claros que teve 53 inscritos.  Foi o maior número de inscrições no Estado, à frente, inclusive, de Belo Horizonte.
Os 15 candidatos da categoria de Prosa e os 15 candidatos da categoria de Verso, foram selecionados pela Academia Mineira de Letras. Além de terem seus textos publicados em um livro eles estarão concorrendo aos prêmios: 1º Lugar: R$ 6.000 / 2º Lugar: R$ 4.000 / 3º Lugar: R$ 3.000 e ainda a menção honrosa oferecida pela empresa DELP no valor de R$ 2.500 para cada categoria.
O evento de premiação e lançamento da publicação será realizado no dia 13 de junho, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte, quando serão revelados os vencedores.
De Montes Claros, foi selecionada na categoria Verso, a funcionária Marília Miranda Diniz, da Coteminas. Na categoria Prosa, estão selecionados: Célio César de Oliveira e Clésia Fernandes Lopes, da Coteminas; e Emerson de Faria Ribeiro, da Companhia de Tecido Santanense.
Para o diretor do Sesi/Senai Montes Claros, Emerson Mendes, o resultado do número recorde de inscritos de Montes Claros no Prêmio este ano se deu pelo esforço e a oportunidade de estreitamento de relações entre a Fiemg e suas instituições e a indústria desta região. “Acredito que temos excelentes chances de conquista de medalhas de ouro este ano, para coroar o nosso trabalho e o potencial dos funcionários das nossas indústrias”, acrescenta.

GLAUCOMA: ADEMOC REALIZOU PALESTRA

Ademoc realiza palestra sobre Glaucoma 

Em virtude a Semana Nacional de Combate ao Glaucoma, a Ademoc promoveu na quarta-feira (26), em parceria com as Faculdades Funorte, palestra para conscientizar a população sobre a doença.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Através de palestras, os associados receberam orientações de como prevenir a doença e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com profissionais da área. 

A Ademoc além de representar as pessoas com necessidades especiais, também cumpre o papel de responsabilidade social. "Essa ação foi mais uma prova que a Ademoc é uma instituição do povo em geral e não só dos deficientes. O combate ao Glaucoma, deveria ter uma atenção especial pelo poder público, mas infelizmente isso não acontece", pontua o presidente de honra da Ademoc, Valcir Soares.

Assessoria de Comunicação do Vereador Valcir da Ademoc

AÇÃO CIDADANIA: É NO SÁBADO, na Praça Dr. Carlos

AÇÃO CIDADANIA

População será atendida gratuitamente na praça Doutor Carlos

Texto: Attilio Faggi Jr.

 Fotos: Divulgação



No próximo sábado (30), entre 8 e 12 horas, será realizada uma ação de cidadania na Praça Doutor Carlos Versiani, região central da cidade. Entre os serviços que serão oferecidos à população estão aferição de pressão arterial, aplicação de testes de glicemia, orientações sobre cuidados com a saúde e atendimento jurídico, entre outros.

A iniciativa acontece graças a uma parceria entre Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde, e os cursos de farmácia, enfermagem e direito das Faculdades Santo Agostinho.

Grupos de apoio ao idoso como o “Flor do Cerrado”, que irá oferecer uma oficina de bordado, o “De Bem com a Vida” e a Associação Raiz de Davi também irão participar do evento.

UNIMONTES COMUNICA....

 UNIMONTES COMUNICA...
Foram publicadas nesta quinta (28/5), no Diário Oficial do Estado (Minas Gerais), as primeiras 268 homologações referentes ao Concurso Público para Professor da Unimontes. Os atos foram assinados pelo reitor João dos Reis Canela nessa quarta-feira (27). O concurso foi restabelecido após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, que acatou o pedido de reconsideração feito pela Unimontes.













FOTOS: Andrey Librelon/Christiano Jilvan
 Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Da SÉRIE: CAFEZINHO....

Da SÉRIE: CAFEZINHO.....
Se faz mal não sei, mas é sempre bom!!!


NÃO GOSTEI!!! SERÁ QUE VOU MORRER?!

NÃO GOSTEI!! SERÁ QUE VOU MORRER???!!

Beber mais de quatro xícaras de café por dia pode ser nocivo à saúde

Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) recomenda à União Europeia que se estabeleça uma dose diária de ingestão de cafeína que está presente também em refrigerantes e energéticos

 AFP - Agence France-Presse

BARULHO ENGORDA- Deu na TV CULTURA

Barulho pode ajudar a engordar, aponta estudo
Estresse decorrente da poluição sonora aumenta a gordura abdominal

Redação TV Cultura 

matéria completa aqui: http://cmais.com.br/jornalismo/saude/barulho-pode-ajudar-a-engordar-aponta-estudo

Da FOTOGRAFIA...

Da FOTOGRAFIA....

"Em relação à fotografia, eu era tomado de um desejo 'ontológico': eu queria saber a qualquer preço o que ela era "em si", por que traço essencial ela se distinguia da comunidade das imagens." (R. Barthes)




Níver AS PODEROSAS em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Níver AS PODEROSAS em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Acesse o link acima ou:
www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/mypage/foto
e veja todas as fotos do evento que reuniu Rosângela Silveira, aniversariante de abril, e Cleonice Laughton, Eunice Loyola e Maria Inez Narciso, aniversariantes do mês de maio. Todas elas fazem parte do grupo apelidado carinhosamente de "As Poderosas", pelo jornalista Théo Paulino:

 

UMA COCA PARA...

UMA COCA PARA....
Meu pai SEBASTIÃO Vieira, meu irmão SEBASTIÃO Vieira Filho e meu amigo SEBASTIÃO Martins, de BH. 


É HOJE: VERNISSAGE CONCEIÇÃO e ASCÂNIO

É HOJE!!! VERNISSAGE
CONCEIÇÃO MELO e ASCÂNIO MACEDO 


Casa de Cultura Márcia Prates
das 20h30 às 23h

RUY MUNIZ: MAIS ASFALTO para MONTES CLAROS

Assinada a ordem de serviço

para asfalto no Nova América

Texto e Fotos: Márcia Vieira


Mais asfalto para Montes Claros e, desta vez, são os moradores do bairro Nova América que comemoram a boa notícia. Junio Pereira Lima, cidadão atuante no bairro, revela que “havia em nós a esperança de que alguém olhasse pra gente, para a nossa situação. Agora estamos recebendo o benefício e é muito gratificante”. Pai de duas crianças, uma delas portadora de bronquite, doença crônica que se agrava com a constante exposição à poeira, Junio Lima fala com firmeza: “a poeira é um dos principais problemas enfrentados pela maioria dos moradores. Quando as crianças adoecem, chegar a um posto de saúde não é tarefa fácil”, complementa o morador, que comemorou a novidade ao lado dos vizinhos na noite desta segunda-feira (25), durante assinatura de ordem de serviço para a pavimentação, pela administração municipal.


Antônio Ribeiro da Costa, que há seis anos mora na Rua H, concorda com Junio Lima: “Caminhar até o posto de saúde dentro da poeira ou lama é muito difícil. Essa notícia do asfalto é ótima e recebemos com muita alegria e satisfação”, declara.

As máquinas entraram em ação já na manhã desta terça-feira (26) e, neste primeiro momento, contempla as ruas E, G, H e L, além da avenida A, principal via de acesso daquele bairro. A pavimentação beneficia o bairro e a região adjacente, facilitando a circulação de moradores e trazendo lucros para o comércio.


O Vereador Irmão Valdiney, destaca que “é uma satisfação poder trabalhar para a população votando favoravelmente aos projetos do executivo que interferem positivamente na vida de milhares de pessoas. O asfalto neste bairro é o resultado deste trabalho”.

“Todos os moradores sonham com asfalto e o serviço efetuado pela administração leva em conta sobretudo a durabilidade, por isso a nossa preocupação com um serviço bem feito e produto de qualidade. Mas nem só de asfalto vive o homem”, afirma o prefeito Ruy Muniz. Para ele, “é necessário que os bairros sejam estruturados com outros tipos de serviço, como unidades de atendimento à saúde, escolas e estrutura para a prática de esportes, entre outros”. Muniz ainda acrescentou que “as pessoas que residem nesta área podem comemorar, pois com a nova sede da prefeitura, que irá funcionar nesta parte da cidade, todo o entorno será valorizado”, finaliza.



LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PREFEITURA oferece VAGAS GRATUITAS

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Prefeitura oferece 480 vagas gratuitas para cursos

Texto e foto: André Senna


A Prefeitura de Montes Claros, por meio das secretarias de Juventude, Esporte e Cultura e Desenvolvimento Social, estará ofertando curso de línguas estrangeiras gratuitamente. Os cursos, do projeto “Fale Sem Fronteiras”, serão de inglês básico, inglês intermediário e espanhol. A única exigência é que o aluno tenha de 14 e 29 anos de idade.

As aulas já começam em junho de 2015. São ao todo 480 vagas, nos três turnos. As aulas serão ministradas em escolas localizadas nos bairros Independência, Maracanã, Major Prates, Renascença, Santa Lúcia e centro da cidade. Interessados comparecerem à Diretoria de Juventude até o dia 10 Junho para fazerem inscrição. Maiores Informações pelo telefone: (38) 3229-3457. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado Tadeu Martins Leite.