CIDADE
ADMINISTRATIVA
Prefeitura terá
nova sede até março de 2016
Texto: Ricardo Arruda
Fotos: Wilson Medeiros
A exemplo de outros centros urbanos mineiros, como
Uberlândia, Uberaba e Betim, onde os serviços da administração pública
municipal estão concentrados em um único local, Montes Claros também terá sua
Cidade Administrativa. Solenidade na manhã desta quinta-feira (21), na sala de
reuniões do gabinete do prefeito, marcou a assinatura do contrato de compra do
imóvel por parte da Prefeitura junto à empresa Coteminas. O documento foi
assinado pelo prefeito Ruy Muniz e pelo empresário Josué Gomes da Silva,
diretor-presidente da Coteminas, na presença de dezenas de autoridades e
líderes de entidades de classe, além de representantes dos servidores públicos
municipais. A previsão é de que até março de 2016 todos os serviços
administrativos do município estejam funcionando no referido local.
Com a aquisição das instalações onde funcionava a fábrica
da Coteminas, a Prefeitura de Montes Claros terá a partir de 2016 uma economia
anual de R$ 3,7 milhões com a centralização das atividades administrativas em
um só local. O terreno foi adquirido pelo valor de R$ 48 milhões, enquanto
outros R$ 18 milhões serão gastos na reforma e mais R$ 12 milhões na compra de
móveis e equipamentos. No entanto, estes recursos não onerarão os cofres da
Prefeitura. O motivo é simples: o terreno, que tem 162 mil metros quadrados,
terá parte dele (cerca de 80 mil metros quadrados) vendido para a iniciativa
privada, que irá construir no local diversos estabelecimentos (bancos,
restaurantes, lanchonetes, despachantes, cartórios, entre outros) para atender,
principalmente, aos cerca de seis mil servidores públicos municipais.
Com isso, o município estima que irá arrecadar, com a
venda de parte do terreno, pelo menos R$ 80 milhões. Além disso, já estão
avançadas as negociações para que a Prefeitura também possa obter financiamento
junto ao BNDES, através do PMAT (Programa de Modernização da Administração
Tributária), para adequar e agilizar os serviços oferecidos à população.
Na Cidade Administrativa de Montes Claros deverão
trabalhar cerca de 1,8 mil servidores, distribuídos em oito secretarias, além
dos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito e seus respectivos órgãos
assistentes. A expectativa é que a produtividade aumente entre 15% e 30%,
devido à maior sinergia entre os servidores, ampliação da segurança dos dados,
mais qualidade na prestação dos serviços, melhoria na gestão de processos e
pessoas, além do aperfeiçoamento da comunicação interna.
Em seu discurso, o empresário Josué Gomes lembrou que o
imóvel adquirido pela municipalidade irá gerar economia para os cofres
públicos, já que a estrutura física existente se adequa à legislação
arquitetônica e de segurança atual, necessitando apenas de algumas adaptações
de baixo custo. “Pouca coisa precisará ser mudada”, disse.
O prefeito Ruy Muniz revelou que, com a implantação da
Cidade Administrativa, o prédio que atualmente abriga a sede da Prefeitura irá
se transformar no primeiro Centro de Especialidades Médicas do interior de
Minas. No local, a população fará consultas de diversas especialidades, como
cardiologia, neurologia e oftalmologia, além de realizar exames especializados,
como de tomografia, endoscopia e ultrassonografia, além de cirurgias eletivas.
Ruy Muniz também aproveitou
a presença da maioria dos vereadores à solenidade para pedir-lhes que votem, em
regime de urgência, projeto que imortalizará o nome do empresário José Gomes da
Silva, uma vez que a Cidade Administrativa levará o seu nome. A fábrica da Coteminas, onde a partir do ano
que vem será sede da Prefeitura de Montes Claros, foi fundada por José Alencar,
em 1969, em parceria com o também empresário Luiz de Paula Ferreira.
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