sábado, 13 de fevereiro de 2016

SEDRU e CAMPANHA da FRATERNIDADE

Saneamento Básico é tema da Campanha da Fraternidade
Governo de Minas Gerais destaca a escolha do tema pelas Igrejas Cristãs e se coloca como parceiro na realização de ações para melhorar o serviço do saneamento no Estado



Com o slogan "Casa comum, nossa responsabilidade - Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) lançou, nesta semana, a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016, que tem o objetivo de chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), que em Minas Gerais é o órgão responsável pelo planejamento e implementação das políticas públicas em saneamento básico, abraça as propostas apresentadas pela campanha, destacando a importância da escolha de um tema tão fundamental para a saúde pública e que muitas vezes não é encarado como uma política pública de relevância e abrangência.

O secretário da Sedru, Tadeu Martins Leite, comemorou a escolha do saneamento básico como tema de discussão e reflexão pelas igrejas cristãs do país. “Ao abordar como tema o saneamento básico, a Campanha da Fraternidade Ecumênica desperta a discussão deste tema que é de suma importância para o meio ambiente e para a saúde pública, mas que não recebe o investimento devido pelo poder público. Espero que com a ampla divulgação desta temática por parte das igrejas cristãs, os governos possam intensificar as ações e os recursos nesta área, possibilitando aumentar o acesso da população a um serviço sanitário de qualidade” comenta.

No âmbito do Estado, a Sedru trabalha para implementar uma rede que vai fortalecer a gestão pública do saneamento, principalmente nos município mineiros, e para elaborar o Plano Estadual de Saneamento Básico. Estas medidas visam propor um novo modelo na oferta do saneamento básico em Minas Gerais onde, através de um planejamento, com definição de um fundo e critérios sanitários e epidemiológicos para alocação de recursos financeiros, será priorizado o atendimento das localidades que hoje carecem de saneamento básico. De acordo com o IBGE cerca de 2,9 milhões de mineiros, só na área rural, não tem acesso a serviço público de saneamento básico.   

“Enquanto o Estado não mudar o olhar da viabilidade econômica e financeira dos serviços de saneamento básico, e insistir nas técnicas convencionais que não contemplam as diferenças de contextos e de realidades, não vamos conseguir mudar o quadro do saneamento no Estado. O que propõe a Rede e o PESB é justamente repensar e rediscutir esse modelo, para que ele contemple essas diferenças e altere esse cenário” destaca o secretário Tadeu Martins Leite.

Campanha da Fraternidade:

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

 A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. A primeira, foi em 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema foi “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Em 2016 a Campanha terá a participação das seguintes igrejas: A Igreja Católica Apostólica Romana; A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; A Igreja  Presbiteriana Unida do Brasil; e A Igreja Sirian Ortodoxo de Antioquia. Além dessas Igrejas três organizações participaram na Comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.