segunda-feira, 15 de maio de 2017

MAIO ROXO: MOBILIZAÇÃO REÚNE FAMILIARES

Maio Roxo mobiliza para o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal
Para marcar a data, Montes Claros terá o II Encontro dos portadores e familiares da doença

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, 19 de maio, é celebrado em todo o mundo. A Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, ABCD, possui sede regionais em vários estados do Brasil e lança a campanha nacional chamada “Maio Roxo”. Em Montes Claros, a mobilização terá um encontro com os portadores de doença inflamatória intestinal, no dia 19 de maio, às 19h, na clínica Gastrovida, parceira do evento.
O diretor da ABCD, Carlos Alberto Leal Valias, esclarece que “ABCD nasceu como um grupo de autoajuda para os portadores da doença. Por meio da entidade os pacientes têm reuniões periódicas, acesso a informações sobre medicações, além da troca de experiências com outros pacientes”.
O Maio Roxo serve para conscientizar a população sobre diagnóstico precoce e tratamento para melhoria da qualidade de vida dos pacientes que sofrem com a doença. Daí a participação de diversos especialistas, como gastroenterologistas, colopoctologistas, nutricionistas e psicólogas.  “Este já é o segundo encontro realizado em Montes Claros, com os portadores de doença inflamatória intestinal. Momento de esclarecimentos sobre a doença em si, dietas e os seus aspectos psicológicos realizados na Gastrovida”, explica Dr. Carlos. 
Em Montes Claros, a clínica Gastrovida vai ser iluminada de roxo, assim como outros importantes pontos de referência e monumentos espalhados pelo Brasil e mundo. As inscrições são gratuitas, porém, limitadas e podem ser feitas pelos telefones 3221-6593 ou 99220-4639.

Sintomas da doença


Diarreia crônica, às vezes com presença de sangue, urgência para evacuar, cólica abdominal, perda de apetite e emagrecimento, aftas frequentes, manchas na pele, dor articular, olho seco, fazem parte do conjunto de sintomas que está relacionado as doenças inflamatórias intestinais e podem variar de leve a grave.
Diagnóstico é feito pelo histórico clínico, exame de fezes, sangue, imagem, colonoscopia e endoscopia. Em geral, as pessoas com a doença podem ter vidas ativas e produtivas desde que façam o tratamento. "Os medicamentos, muitos deles disponíveis na rede de saúde pública, reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas e quanto antes se descobre a doença melhores também são resultados do tratamento", esclarece Dr. Carlos Valias.
 
 
Serviço:
Data: 19 de maio
Horário: 19h
Local: Clínica Gastrovida
Rua Tupinambás, 13 sala 1012 – Edifício Absoluto.
Contato para entrevistas:  Dr. Carlos Valias - 3221 0331
 


Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação
Whatsapp (38) 99128 0404 - Tim
 (38) 99805 0404 -Vivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.