INSS Digital agiliza
serviço ao cidadão; Câmara de MOC já é parceira
Ferramenta tecnológica diminui o tempo de espera na
requisição de benefícios
Márcia
Vieira
28/08/2017
- 20h48
A partir de outubro, mais de
700 mil pessoas da região norte-mineira serão beneficiadas com a primeira fase
de implantação do INSS Digital. A ferramenta eletrônica regulamentada pelo
decreto 8.539/15 passa a ser utilizada pelo órgão federal responsável pela
gestão e pagamento dos benefícios da Previdência. O objetivo é agilizar o
atendimento.
Além de Montes Claros, outros oito pólos da região terão o sistema até o fim de novembro. De acordo com o Gerente Executivo do INSS, Wílson Rocha, é necessária a adesão de parceiros como sindicatos, câmaras e prefeituras, que ficarão responsáveis por indicar e encaminhar a documentação dos funcionários.
Além de Montes Claros, outros oito pólos da região terão o sistema até o fim de novembro. De acordo com o Gerente Executivo do INSS, Wílson Rocha, é necessária a adesão de parceiros como sindicatos, câmaras e prefeituras, que ficarão responsáveis por indicar e encaminhar a documentação dos funcionários.
“Em Mossoró (RN), primeira
cidade a implantar o sistema, segurado que aguardava 20 dias pra dar entrada no
Instituto, consegue fazer o procedimento no mesmo dia ou, no mais tardar, no
dia seguinte. Houve redução no tempo de espera e na conclusão do processo. A
partir daí o INSS resolveu estender para outras cidades”, disse Wílson.
A gerência executiva da agência em Montes Claros atende 84 municípios. São 202 funcionários, número insuficiente para atender à demanda de um 1,5 milhão de pessoas.
O atendimento presencial seguirá existindo para atender aqueles que não dispõem de acesso eletrônico ou representação de um sindicato, de acordo com o chefe de serviço de benefícios em Montes Claros, Cirus Ribeiro, mas o atendimento presencial também vai mudar.
A gerência executiva da agência em Montes Claros atende 84 municípios. São 202 funcionários, número insuficiente para atender à demanda de um 1,5 milhão de pessoas.
O atendimento presencial seguirá existindo para atender aqueles que não dispõem de acesso eletrônico ou representação de um sindicato, de acordo com o chefe de serviço de benefícios em Montes Claros, Cirus Ribeiro, mas o atendimento presencial também vai mudar.
“O que é feito em uma hora
passará a ser feito em apenas 15 minutos”, afirma. A tendência é que com a
agilidade, as demandas judiciais diminuam.
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