domingo, 3 de dezembro de 2017

ARTESÃOS do NORTE de MINAS PARTICIPAM de FEIRA em BH

Artesãos do Norte de Minas participam da Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte

Grupos de três cidades viajam com o apoio do Sebrae Minas

A arte que representa as belezas do Norte de Minas estará presente na 28ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece de 5 a 10 de dezembro no Expominas, em Belo Horizonte. Com apoio logístico do Sebrae Minas, artesãos de associações de Capitão Enéas, Grão Mogol, Botumirim e Pirapora vão participar da exposição com peças de diversas técnicas e matérias-primas.
O evento terá 1100 estandes com artesãos de todos os estados do Brasil e representantes de outros países. A previsão é de que 180 mil pessoas visitem a feira.
O grupo “Capitania das Fibras” de Capitão Enéas estará presente com cerca de cem peças decorativas e utilitárias, arranjos e frutas feitas de madeira e fibras de bananeira. Erenice Mascarenhas é uma das artesãs da cidade que vai expor no evento. “Esta é a quinta vez que iremos participar da feira em Belo Horizonte. Sempre tivemos boas vendas e o mais importante são os contatos que fazemos com lojistas e expositores de todo o Brasil. Temos vários clientes que conhecemos em outras edições e esperamos conquistar novos clientes”, explica.
A Associação de Artesãos de Grão Mogol estará representada pelo Grupo Grão Detalhe, que produz peças de tecido e de vegetação típica da região. De Botumirim, o grupo Laços e Fios vai levar arranjos naturais, flores, bordados e tecidos coloridos que simbolizam os ipês da região.
As famosas carrancas de Pirapora e as réplicas do barco a vapor Benjamin Guimarães também terão seu espaço na feira da capital mineira. José da Paixão Santana faz parte da Associação dos Artesãos e espera bons resultados na exposição. “Em 2016 conseguimos vender cerca de 50 peças entre carrancas réplicas do barco. Nossa expectativa é que este ano consigamos um número ainda maior. A feira é uma oportunidade para divulgar nosso trabalho e conquistar novos clientes”, ressalta.
O analista do Sebrae Minas Albertino Correa destaca que é fundamental a participação dos artesãos na exposição. ”O Sebrae trabalhou há algum tempo com esses grupos no aprimoramento dos produtos, melhoria do design, gestão e agora apoia a ida deles a Belo Horizonte. A feira é um dos momentos mais importantes para os artesãos, pois eles fazem contatos com lojistas de todo país e garantem vendas futuras. Foi em feiras como esta que os artesãos de Grão Mogol fizeram contato com a Tok Stok e hoje vendem peças exclusivas para a rede”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.