Campanha Varejo Conectado estimula consumo e aumenta interação entre
cliente e empresa
Mais de 400 empresas aderiram gratuitamente ao GeoUtil, num projeto
piloto em Montes Claros
A experiência de compra muda cada vez mais
rápido com a modernidade. Desta forma, a startup Wiser Place escolheu Montes
Claros para testar um projeto piloto, o Varejo Conectado. O objetivo é aumentar
as vendas do comércio local e aproximar consumidores de empresas, no maior polo
comercial do interior de Minas. A Campanha ganhou o apoio de entidades e
lideranças e será plataforma de teste para o restante do país.
A tendência do varejo é ser
multiconectado. Estima-se que 65% da população mundial tenha um smartphone nas
mãos e mais de 80% do uso da internet acontece já no dispositivo móvel,
situação que pode proporcionar um ambiente oportuno para negócios. Além disso,
há plataformas como o GeoUtil, um conjunto de recursos composto por aplicativo,
beacons (que são dispositivos de IoT que permitem identificação de smartphones
nas proximidades), antenas, smart-tags, bases de dados, mecanismos de big data
e chatbot (atendente virtual).
José Reis é um dos idealizadores
da campanha e diretor na startup Wiser Place. Ele explica que “na era dos
millennials, o empoderamento do cliente por meio da tecnologia gera
expectativas elevadas, intensifica a luta da equipe de venda para satisfazer os
desejos dos compradores, que buscam experiências de varejo cada vez mais
personalizadas. Por isso, a aposta no aplicativo GeoUtil é grande. Cerca de 400
estabelecimentos em Montes Claros já fazem parte da plataforma de teste,
gratuitamente. A partir do Norte de Minas, o projeto será levado para Belo
Horizonte (sede da startup) e outras cidades do país”.
Pesquisa mostra que 80% dos
brasileiros gostariam de receber recomendações personalizadas, com base em seu
histórico e hábitos de consumo. Com o GeoUtil estas empresas podem conhecer, na
hora, o perfil dos seus clientes e vender mais com isso. “E tem ainda aquele
consumidor que não quer só comprar, mas gosta de interagir, comentar sobre
determinado produto ou serviço e ajuda a delinear a estratégia de venda, no desafio
de tornar o produto ainda melhor”, comenta Daniel Rodrigues, gerente de
marketing.
Mapear clientes e utilizar esses
dados para criar serviços digitais usando a tecnologia para proporcionar
contato humano e promover serviços personalizados é o caminho para o varejo do
futuro - e ele é móvel e conectado. “A popularização de recursos do IoT -
Internet das Coisas - no varejo cria uma situação de benefícios mútuos, onde o
varejista vende mais e o cliente gasta menos. Em outras palavras, é fomentar
negócios para o varejo reduzindo gastos para o consumidor, pontua.
Uma experiência de compra
conectada e inteligente
Os clientes que baixarem o
aplicativo GeoUtil em seu dispositivo recebem recomendações de produtos
relacionadas à empresa em que estão próximos. Os varejistas podem ainda
conhecer, na hora, o fluxo de pessoas nas imediações do seu estabelecimento ou
dentro dele, podendo fazer ajustes imediatos para melhor atender os seus
clientes.
“Com uma adesão praticamente 100%
gratuita e a possibilidade de planos mais sofisticados a um custo bem reduzido,
o processo de uso do GeoUtil é simples. Se houver pelo menos um beacon no
estabelecimento muitas outras possibilidades ficam disponíveis no processo de
uso do aplicativo. O estabelecimento passa a ter o seu próprio aplicativo, com
diversas outras possibilidades para expandir e melhorar a sua forma de fazer
marketing, de conhecer o seu cliente e, com isso, atrair mais clientes e vender
mais”, frisa José Reis.
Contato para entrevistas:
José Reis - diretor
31 - 99363-3112
Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.