sábado, 20 de outubro de 2018

NOTA: CANCELAMENTO EXPO KIDS

NOTA
CANCELAMENTO EXPO KID’S

O Montes Claros Shopping informa que, a Cia Promoções, realizadora do evento Expo Kids, emitiu comunicado oficializando o cancelamento do evento, que seria neste domingo, dia 21, no Estacionamento Norte do shopping.

O motivo informado é a previsão do tempo, confirmada nos sites CLIMATEMPO e CEMIG, que apontam previsão de chuva para o próximo domingo, dia 21 de outubro de mais de 15 mm, com possibilidade de 80% de chuva.

Por se tratar de um evento infantil que seria realizado em área aberta, a Cia Promoções, priorizando o bem-estar e conforto dos clientes, decidiu por cancelar o evento.

A Cia estuda uma nova data para realização.

Agradecemos imensamente a compreensão de todos.

Montes Claros Shopping

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

LUTO: TIÃO MARTINS

Faleceu nesta quinta 18/10 o jornalista Tião Martins

Faleceu na madrugada desta quinta-feira 18/10, em Belo Horizonte, o jornalista Sebastião Martins. Tião Martins, como era conhecido e assinava seus textos, tinha 77 anos e foi vítima de câncer no esôfago, diagnosticado há pouco mais de quatro meses. Na noite de ontem ele foi atendido na UPA Leste, onde faleceu às 2h da madrugada. Não haverá velório, nem enterro; atendendo seu desejo, o corpo do jornalista foi doado à Faculdade de Medicina da UFMG. Na próxima quarta-feira, 24/10, familiares e amigos farão uma homenagem a Tião Martins na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro), às 19h.
Natural de Teófilo Otoni, onde começou no jornalismo, trabalhando na Tribuna do Mucuri, Tião Martins estudou Direito na UFMG, morou no Rio de Janeiro e em Paris, de onde voltou para trabalhar como jornalista em Belo Horizonte. Foi produtor e apresentador de programa na extinta TV Itacolomi, redator, editor e chefe de redação em diversos veículos: na Editora Abril, nos jornais cariocas Jornal do Brasil e Última Hora e nos mineiros Estado de Minas, Jornal de Shopping, Diário de Minas e Hoje em Dia, de cuja fundação participou. Na gestão presidida por Dídimo Paiva (1975-1978), foi diretor do Sindicato.
Como publicitário, trabalhou na Know How Propaganda, Asa Criação de Publicidade e SMP&B Comunicação. Foi também escritor, autor de dezenas de livros, entre eles A dança da serpente, biografia romanceada da Bárbara Heliodora; Dídimo Paiva – Passos de uma paixão, biografia do jornalista (com Alberto Sena); as biografias dos ex-governadores Israel Pinheiro e Francelino Pereira; além de romances para os públicos infanto-juvenil e adulto. Atleticano apaixonado, é autor do livro Mineirão, da coleção BH, a cidade de cada um.
Em entrevista para o blog da jornalista Márcia Vieira, em 2009, Tião Martins definiu-se como um “cronista do cotidiano”, “apaixonado por Minas”. As mulheres, por quem tinha profunda admiração, eram as principais personagens das suas crônicas diárias publicadas no jornal Hoje em Dia durante três anos.
Tião Martins era irmão do também jornalista Kao Martins e deixou quatro filhos: Ananda, Paulo, João Carlos e Pedro; e as enteadas Cláudia e Denise Castelar.
A seguir, alguns depoimentos sobre Tião Martins, postados no Facebook.
“Quando comecei a apuração para o livro sobre Wander Piroli, a primeira fonte que entrevistei foi o Tião Martins, no dia 9 de março do ano passado. Nos encontramos no Sindicato dos Jornalistas, e ele conversou com muita paciência comigo. Não podia ter começado melhor esse trabalho. Ele me deu várias informações preciosas. Só fui reencontrá-lo em 19 de maio deste ano, no lançamento da revista Olympio, na Livraria da Rua. Comentei com ele que, quando o encontrei no Sindicato, não sabia quase nada sobre o Piroli. “Eu percebi”, ele disse, e rimos. Depois chegou o Kao Martins e demos risada sobre uma fotografia, algo assim. Uma grande honra poder conhecê-lo. Faz todo o sentido saber que ele e Piroli foram amigos. Grandes caras. Vá em paz, Tião. Forte abraço, Kao.” (Fabrício Marques)
“Sentimentos ao Pedro e família. Tião realmente foi um grande profissional. Fará falta na nossa imprensa.” (Vilma Fazito)
“Foi um homem bom, inteligente, culto e sarcástico, mas jamais iracundo…” (Symphronio Veiga)
“Quando iniciei minha carreira, como estagiária no Estado de Minas, conheci Tião Martins. Ele me convidou a trabalhar com ele no Diário de Minas, para onde foi como chefe de redação. Não cheguei a ir para o DM, porque fui contratada no próprio Estado de Minas. Tião Martins era um dos grandes jornalistas que conheci. No EM também trabalhei com seu irmão Kao, meu amigo, a quem envio minhas sentidas condolências extensivas ao Pedro e demais membros da família.” (Hélia Ventura)
“Muito sentido com a partida do Tião. Era uma ótima pessoa e excelente profissional.” (Carlos Herculano Lopes)
“Tião era amigo, frequentador do bar Pastel de Angu, de Deco e Rosinha, em Sta Efigênia. Nossos sentimentos aos amigos e familiares.” (Rosa Lima Carvalho)
“Muito triste essa perda pra família e pra sociedade! Muito precoce! Meu pai tinha grande apreço e admiração pelo Tião!” (Silvana Piroli)
“Sinto muito. Tião era um exemplo.” (Patrícia Aranha)
“Grande perda. Tião Martins, presente!” (Marco Carvalho)
(Com informações de Kerison Lopes e Márcia Viera http://blogs.uai.com.br/marciavieirayellow/entrevista__tiao_martins/. Crédito da foto: Cláudio Cunha.)
#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista
[18/10/18]

MOC SHOPPING-NESTE SÁBADO TEM CINEMATERNA

Neste sábado, tem sessão do Cinematerna para mamães e bebês

Neste sábado, dia 20, às 11 horas, tem sessão Cinematerna no Montes Claros Shopping. As dez primeiras mamães com bebês de até 18 meses  ganham cortesias para usufruírem o CineMaterna gratuitamente. Acompanhantes são mais que bem-vindos e podem adquirir seus ingressos para acompanhar as famílias.

A sala tem uma adaptação especial, o volume do som é reduzido, trocadores de fraldas são disponibilizados para as clientes, o ambiente é levemente iluminado e ar condicionado com temperatura amena. Tudo para deixar um ambiente agradável e aconchegante para toda a família.


>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

EXPO KIDS no MOC SHOPPING

Expo Kids, um dia de muita diversão para toda a família

Já imaginou um dia repleto de atrações especiais para as crianças, com seis horas ininterruptas de atividades para tornar o domingo incrível com muita experiência em família?

Faltam cinco dias para esse dia chegar. É a Expo Kids, que acontece no dia 21 de outubro, das 16 às 22 horas, no Montes Claros Shopping, no Estacionamento Norte,  uma realização da Cia Promoções.

São mais de 70 atrações durante o período do evento incluindo os brinquedos do Super Star Park. O valor do ingresso dá direito a usufruir  todas as atrações, durante as 6 horas de evento.

As crianças e a família toda poderão brincar na roda gigante, montanha russa, minhocão e todos os demais brinquedos do Super Star Park, assistir as peça de teatro com  Príncipe e Princesas, brincar com vários personagens, brinquedos infláveis, pintura facial, camas elásticas, piscinas de bolinhas, jogos e brincadeiras com monitores. Para conforto dos pais, teremos fraldário disponível.


O primeiro lote de ingressos está à venda  na Gamma Calçados no Montes Claros Shopping, ao custo de R$ 30,00, individual e também na opção de pacote família, que inclui quatro pessoas, por R$ 90,00.


>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa 

CDL ALERTA PARA NOVO GOLPE no COMÉRCIO

Fraudes em boletos (CHAPÉU)

CDL alerta para novo golpe no comércio

O comércio em Montes Claros está às voltas com mais uma fraude, agora com boletos/duplicatas, o que lhe tem causado dores de cabeça e prejuízos financeiros. A informação é de que diversas pessoas foram vítimas do golpe na cidade, especialmente no comércio. Preocupada com a situação, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), alerta a população, sobretudo os comerciantes, para que fiquem atentos ao receberem boletos oferecendo-lhes vantagens para quitá-los.
Presidente da CDL, o empresário Ernandes Ferreira, externou apreensão com a situação, que considera grave, frisando que os fraudadores têm acesso aos documentos das empresas, os alteram e mandam aos credores, oferecendo, inclusive, descontos de 10 a 20% para pagamento, que se for efetuado, será creditado em outra conta, geralmente no Estado de São Paulo. Por isso, ele afirma que as pessoas, antes de pagarem boletos/duplicadas, consultem as empresas credoras para se certificar da autenticidade do documento.
“Somente depois que fizerem as consultas às empresas credoras e tiverem a certeza da autenticidade do documento, é que os devedores devem quitá-los”, argumenta o presidente da CDL, ao garantir que diversas pessoas foram vítimas deste golpe, nos últimos dias, em Montes Claros. Por conta disso, insiste, é preciso que todos fiquem em estado de alerta permanente, porque os golpistas estão sempre prontos para agir e causar mais dores de cabeça ao comércio, principalmente, como também a outros setores da economia.
“Temos que redobrar a atenção. Estar mais atentos para que não caiamos neste golpe, que repito, já fez várias vítimas em Montes Claros”, sustenta Ernandes Ferreira. Ele pretende levar o fato ao conhecimento da Polícia Civil, com pedido de investigações, para tentar identificar os responsáveis pelas fraudes, para que sejam indicados em inquérito, processados e condenados.

sábado, 13 de outubro de 2018

MONTESCURECEU



Montescureceu

Por Márcia Vieira

O sábado de outubro "montescureceu". Georgino Junior, o segundo de três Georginos, foi musicar, redigir, pintar, conversar e enfeitar o céu. Era jornalista, escritor, artista plástico, músico, um muito de tudo.
Hoje Montes Claros não montesclareou.  A cidade está de luto com a partida de um dos seus filhos mais ilustres e talentosos, que deixa sua marca para ser generosamente distribuída e absorvida pelas próximas gerações. 
Aos poucos, os talentos dos Montes vão partindo sem deixar substitutos. Não é que não exista gente talentosa agora. Até que existe. Mas é uma geração, que ao contrário da de Goya, Regi, Braúna, Georgino e outros tantos, precisa ser espremida pra exprimir alguma coisa.
Eles não. No caminho inverso, espremiam o tempo, o espaço e quebravam conceitos com suas inquietações. Era gente que gostava de viver em Montes Claros e, apesar de, viver além dos limites traçados pela própria cidade. E nós sabemos quantos muros esta cidade hipocritamente impõe a quem ousa.
Goya com sua voz inigualável e poderosa encantou moçoilas e teve todos os filhos do mundo, perdendo apenas para o lendário Antônio Luciano. Regi editou brilhantemente sem mutilar, sem mexer, sem ferir e sem alterar a verve literária de cada ser que confiou textos às suas mãos. Braúna escreveu ao lado de Pedro Boi, as letras do Agreste, banda que ainda se chamava grupo e até hoje encanta centenas de pessoas, inclusive a mim, com suas letras simples e emocionantes. E Georgino, com Tino, cravou na memória de cada montes-clarense de nascimento ou por adoção, a música mais representativa que se ouve em Montes Claros, até mesmo maior que o próprio hino da cidade, sem desmerecer as autoras do hino, a inesquecível Yvonne Silveira e a talentosa maestrina Clarice Sarmento.
Quem não se arrepia ao ouvir "Montesclareou" não sabe o que é amar um lugar, uma terra, uma pátria. Apenas para ilustrar rapidamente algumas das façanhas dessa trupe cultural que já não está entre nós.
Georgino era lenda, história, poesia, conhecimento. Parte da sua arte está exposta nas paredes da loja amarela, que agora me escapa o nome, mas nunca me escapa a cor, no shopping Ibituruna, da sua esposa Cléo.
A outra parte está nos arquivos de jornais e revistas ou com os seus amigos, donos de histórias diversas em que ele é protagonista ou co-autor.
O segundo Georgino é filho do primeiro,o Coronel Georgino, que também marcou época e era respeitado e temido, não obstante o seu famoso bom humor. O terceiro Georgino virou Gino, ligado ao esporte, mas igualmente voltado a escrita e ao inconformismo, como o pai.
Tenho algumas fotos do Georgino. Olhando para elas agora, vejo como são rápidas as passagens e como farão falta às novas gerações, as doses de Georginos, Regis, Goyas, Braúnas e muitos mais. Para ficar numa frase que a minha colega Drika Queiroz comumente utiliza em conversa com seus entrevistados "Em qual fonte você bebeu?", eu hoje pergunto: "em qual fonte vocês, jovens artistas, jornalistas e outros istas irão beber? A fonte está secando. Não há substitutos. Os Montes estão escurecendo.
Absorvam Georgino, agora no céu, enquanto ainda há tempo. Ele deixou um monte de coisas para todos. Ouçam Georgino, cada vez que Tino cantar. Cada dia que montesclarear. Em cada tela que encontrar assinada por ele. Nos arquivos literários. Nas rodas de conversa. "Nos olhos cegos de poeira e dor. Tudo é previsto pelos livros santos, que só não falam que o sonho acabou"
  

AGRO/NM REALIZA SIMPÓSIO de AGRICULTURA

AGRO/NM REALIZA 1º SIMPÓSIO NORTE-MINEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

                            Já se encontram abertas as inscrições para os interessados em participarem do 1º Simpósio Norte Mineiro de Agricultura de Precisão, que será realizado em Montes Claros durante os dias 05 e 06 de novembro pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas (Agro/NM).  Esse encontro, segundo seus coordenadores, tem como objetivo, não só promover o aprimoramento das operações agrícolas, mas também divulgar novas tecnologias desse segmento do agronegócio através de palestras e troca de experiências e conhecimentos técnicos de usuários da agricultura de precisão.
                             Dessa forma, a direção da Agro/NM acredita estar propiciando aos profissionais da agronomia, a oportunidade de um maior aperfeiçoamento profissional na área do agronegócio, que vive, nos últimos anos, num crescente desenvolvimento tecnológico. Espera-se uma grande participação de profissionais e estudantes que fazem parte do Sistema Confea/Crea, pesquisadores da área da agricultura de precisão e produtores norte mineiros.
                                   Para o engenheiro agrônomo Fernando Britto, chefe de gabinete da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e ex-diretor da Agro/NM, a aplicação de novas e modernas tecnologias na agricultura regional, já uma realidade, mas para poucos produtores. E esse seminário vem ao encontro dessa necessidade de mostrar as vantagens e expandir os conhecimentos dessas tecnologias no agronegócio regional. Britto afirma isso, baseado no trabalho que vem desenvolvendo há mais de três décadas, em quatro perímetros públicos de irrigação, implantados pela Codevasf no vale do rio São Francisco em Minas Gerais.

VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO        

            Explicando a importância desse evento para o agronegócio norte mineiro, a Agro/NM diz em seu material de divulgação, que a agricultura dita "convencional", com intensa aplicação de insumos e impacto ambiental negativo, vem sendo cada vez mais questionada em sua viabilidade, com forte pressão da sociedade quanto ao desenvolvimento de tecnologias limpas, com maior sustentabilidade e com retornos sociais e econômicos satisfatórios. Assim, os fundamentos da agricultura de precisão permitem benefícios nos mais diversos campos de atuação. Cita como exemplo, a aplicação localizada e bem dimensionada de agroquímicos  que contribui para reduzir o impacto no ambiente e, ainda, que o aumento substancial do fluxo de informações no processo de tomada de decisões para a produção rural pode diminuir o risco de insucessos.
                            Durante os dois dias do Simpósio serão proferidas palestras e um painel com os temas: A ciência e a tecnologia no agronegócio de Minas Gerais; Agricultura de precisão e suas principais ferramentas; Mapeamento de atributos de solo e planta; Sistemas de manejo em agricultura de precisão; Zootécnica de precisão; Floresta de precisão; Irrigação de Precisão e Painel com usuários de agricultura de precisão



Waldemiro Miranda
Analista em Comunicação
CODEVASF - 1ª/SR