quinta-feira, 21 de novembro de 2019

É NESTA QUINTA-SINDVEST PROMOVE ENCONTRO DA MODA


SINDVEST/Norte promove o 1º Encontro da Moda Norte-Mineira

Evento vai reunir empresários do vestuário e de confecções da região para debater o fortalecimento do segmento e mostrar seus produtos

O Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte de Minas (SINDVEST/Norte) se prepara para promover em Montes Claros, dia 21 de novembro, a primeira edição do Encontro da Moda Norte-Mineira. O objetivo é discutir a importância do desenvolvimento dos setores do vestuário e de confecção da região, visando identificar as demandas dos confeccionistas, lojistas e empreendedores ligados à cadeia produtiva do vestuário, bem como dos projetos sociais da área de confecção atendidos pela CODEVASF.
O presidente do SINDVEST/Norte. Olímpio Antônio Maia Abreu, diz que o evento tem a perspectiva de capacitar e permitir a troca de conhecimento entre o público das áreas de atuação da entidade. “A indústria do vestuário e a indústria têxtil têm um papel importante para a economia da região Norte de Minas, por ser uma atividade que resiste aos problemas oriundos da seca que atinge a região, por ser dinâmica, por suas articulações produtivas, amplitude de mercado e satisfação tecnológica. O mercado é bastante promissor para o segmento na região que é responsável por geração de renda e empregos”, explica Maia.
Segundo ele, o 1º Encontro da Moda Norte Mineira será uma oportunidade de alavancar o setor de confecção, pois além de promover a troca de experiências entre empreendedores da área, proporcionará a divulgação das ações do segmento. “O evento tem ainda a finalidade de fortalecer o setor do vestuário norte-mineiro, disseminando experiências e proporcionando um maior fortalecimento das empresas”, conclui o presidente do SINDVEST.
O 1º Encontro da Moda Norte-Mineira será realizado nas dependências do Vila Garden, no bairro Jardim São Luiz e terá dois momentos, sendo que no primeiro acontecerão palestras e discussões com profissionais consagrados da área. No segundo, será realizado um desfile com produtos das empresas associadas ao SINDVEST-Norte, com o intuito de divulgar suas marcas e seu trabalho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Sympla.
Na programação do evento, palestra de renomados especialista com expertise para abordar temas de relevância para o setor: Marina Terence, empresária, publicitária, com formação em Marketing Digital, Empreendorismo e Comportamento do Consumidor. Formada na Fashion Institute of Technology (FIT) Nova York em Moda; Morgana Linhares, Relações Públicas com Especialização em Marketing, especialista em varejo e Founder Showroom Morgana Linhares; e Luciano Araújo, diretor-presidente da PROVEST Uniformes, a primeira empresa de uniformes profissionais do Estado e segunda maior do Brasil.

SINDVEST/Norte
Criado em 1995 com o compromisso de promover ações e serviços que fortaleçam e contribuam para o desenvolvimento da categoria, o Sindvest/Norte é hoje presidido pelo empresário Olímpio Antônio Maia Abreu e vem investindo na capacitação dos empresários do setor e no fortalecimento da cadeia do vestuário na região. Atualmente, o Sindvest conta com 61 empresas associadas no Norte de Minas.

Rosangela Silveira| Analista de Comunicação e Agente de Integração

FIEMG | Regional Norte | Montes Claros
Sistema FIEMG

MOC SHOPPING- FICA VIVO PROMOVE DANÇA

Programa Fica Vivo! realiza festival de dança no Montes Claros Shopping
Torneio de judô também integra a programação


No dia 23 de novembro, sábado, a partir das 14 horas, o Montes Claros Shopping será palco de dois eventos, 1º Festival de Dança do Programa Fica Vivo! e o 1º Festival Judô Kids. Os eventos acontecem ao lado da Funorte.

O festival de dança será das 14h30 às 16h30 e apresentará as oficinas nos ritmos de axé, funk e brega funk, todas resultado da socialização entre os jovens do Programa Fica Vivo, de prevenção social à criminalidade, com foco na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração de homicídios.  Em Montes Claros o Programa Fica Vivo atua nas regiões dos Santos Reis e Cidade Cristo Rei, com jovens na faixa etária entre 12 a 24 anos.

Na sequência, será a vez do 1º Festival Judô Kids, das 17h às 19h, numa realização do professor Fernando Alex. O evento pretende incentivar a prática do esporte, além de promover a integração entre os praticantes da cidade de Montes Claros.


>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

CÂMARA- CONSCIÊNCIA NEGRA É TEMA DE AUDIÊNCIA NESTA QUINTA

Semana da Consciência Negra é tema de audiência

Em comemoração a semana da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (21/11) audiência pública, para discutir políticas para o povo negro. O evento é de iniciativa do Vereador Daniel Dias (PCdoB) e começa às 19h.
De acordo com o proponente da audiência, o objetivo é superar e discutir as graves desigualdades sociais, existentes em Montes Claros, principalmente para com a população negra.
“Na oportunidade estudaremos meios que possam acabar com os preconceitos e inferioridade, para que todos possam ser respeitados de forma igualitária”, pontua Daniel.
CONSCIÊNCIA NEGRA
A consciência negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Representa também a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social. A criação de um dia comemorativo é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribui para o desenvolvimento da cultura brasileira.

Assessoria Câmara Municipal

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

FRED ROCHA- PALESTRA É DIA 13

“Um jeito novo de vender” é tema de palestra em Montes Claros
Fred Rocha é atração do evento, que acontece no dia 13 de novembro

Com a proximidade da Black Friday, do Natal e do Ano Novo, nada melhor para quem é empreendedor do que estar preparado para as vendas. Mas será que o jeito de vender mudou? Esse é o tema do “Bora vender”, evento que será realizado em Montes Claros no próximo dia 13, ás 19h, no Portal Eventos. As inscrições podem ser feitas pelo site Sympla, e também na agência do Sebrae, que fica na Av Mestra Fininha, 1448- Bairro Funcionários. Clientes do Sebrae e associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) terão descontos.
 A iniciativa que conta com o apoio do Sebrae Minas, tem como atração principal o especialista em varejo Fred Rocha, que recebeu o prêmio de Melhor Profissional de Marketing Digital da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) e foi eleito o melhor palestrante em vendas para o varejo em 2017. Ele é formado em publicidade e se especializou no atendimento de pequenas empresas com o desenvolvimento de estratégias de varejo.
 Por meio de uma metodologia própria e prática, Fred Rocha ensina durante a palestra como um negócio pode sair do zero e como redefinir e reposicionar as empresas para esse novo momento do mercado. “Estamos em um momento oportuno para falar sobre negócio. Traremos informações importantes sobre como implementar uma estratégia e dicas para desenvolver uma cultura de vendas, com pessoas que são referências na área”, ressalta o analista do Sebrae Minas Lucas Braga.
 Serviço
Bora Vender - Palestra com Fred Rocha
Data: 13 de novembro
Horário: 19h
Local: Portal Eventos, R. Tupinambás, 535 - Melo,
Inscrições:https://www.sympla.com.br/bora-vender---com-fred-rocha__650477  ou na agência do Sebrae – 38 32247350

Cida Santana
Assessoria de Imprensa
Regional Norte
Montes Claros/MG

AML CONVIDA...

AML CONVIDA....

A Academia Montes-clarense de Letras convida V. Sa. e família para a reunião solene de posse da neoacadêmica Felicidade Maria do Patrocínio Oliveira (Felicidade Patrocínio), a ser realizada às 20h do dia 19 de novembro de 2019, no Centro Cultural Hermes de Paula – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros (MG).

Ela ocupará a cadeira nº 34 - Patrono Caio Lafetá, que vinha sendo ocupada pelo escritor Georgino Jorge de Souza Júnior.

Após a solenidade, será servido coquetel, oportunidade em que a neoacadêmica receberá os cumprimentos pela posse e autografará  seu mais recente livro, intitulado “Plantando flores, pode-se colher tomates”.

Contamos com sua prestigiosa presença.

Itamaury Teles de Oliveira
Presidente

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO


Texto Convidado: Mara Narciso

Em cima do palco

Mara Narciso

Caso o medo aparecer, antes ou durante a apresentação do nosso número de flamenco, me lembrarei da dignidade e coragem da minha prima Simone Narciso Lessa. Então, superarei minhas limitações e executarei com naturalidade o que aprendemos este ano. Temos aulas semanais de uma hora com Elisa Pires, praticante e divulgadora do flamenco há 20 anos, anteriormente em Belo Horizonte, e há quatro anos no Pátio Flamenco de Montes Claros. Coreógrafa que é, vai, semana a semana criando a coreografia de cada grupo, de acordo com as habilidades do conjunto. Também compõe a trilha musical com o cantor e guitarrero flamenco Fernando de Marília, gaúcho residente em São Paulo, que vem mensalmente, e fica uma semana para acompanhar as aulas. A música ao vivo é preponderante para nosso desempenho.

O Pátio Flamenco funciona no Bairro Jardim São Luiz, tem ótima sala com tablado e espelho, aceita alunos de todas as idades, e ao final de cada ano apresenta um espetáculo: o Festival Flamenco de Montes Claros, já em sua quarta versão. Todas as apresentações são no Auditório do Centro Cultural Hermes de Paula. Na primeira vez foram duas apresentações, na segunda foram quatro, e no ano passado uma quinta exibição aconteceu por exigência do público. Começa pontualmente como indicado, e além da Cia Flamenca Del Pátio Montes Claros, os alunos também se apresentam.

Este ano toda a sessão será em homenagem a Montes Claros, cidade natal de Elisa Pires, que tão bem a acolheu em sua volta, o que a motivou na concepção do espetáculo. Nas costuras entre os números, acontece a homenagem à nossa cidade. “Flamenco em los Montes” está uma atração bonita e emocionante. Tanto que, depois de escapulir três vezes (iniciei aulas de flamenco em janeiro de 2016), decidi-me por participar, em parte devido à garra, talento e habilidade da professora, mas também porque a música deste ano, um tarantos cantado de forma lamentosa por Fernando de Marília, e os passos dramáticos me seduziram. Passei a ter prazer em dançar.
O flamenco exige atenção, força, expressão corporal e técnica. Ajuda na memória, pois se trata de várias sequências de sapateado. Há também os bailados para ligar uma parte a outra. A harmonia do grupo está na sincronicidade dos gestos. Adquire-se desinibição, ritmo e musicalidade, tendo muitos benefícios para o dançarino. A mente do corpo que dança é mente sã. E se não é, ficará, pois dançar é terapêutico, especialmente quando a professora é psicóloga e trabalha a auto-estima do aluno.

Os figurinos já chegaram. Além de usarmos vestido flamenco, adornos como flores e brincos, teremos maquiagem e penteado típicos, para maior autenticidade na apresentação. Então, nos próximos 18 dias, vamos treinar para ter força no pé, nos complexos sapateados e doçura nas mãos, para executar a forma feminina de bailar. Nos dias 28, 29 e 30 de novembro às 20h30min e no dia 1º de dezembro às 19h30min, número após número, uma parte da Espanha desfilará em Montes Claros, mais uma vez. Preparem-se para acompanhar os 90 minutos do espetáculo. Enquanto isso, sobre o palco, sentindo-me uma espanhola, estarei concentrada, executando a coreografia concebida por Elisa Pires, uma grande artista da dança.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

PROMINAS SEDIA SEMIFINAL DO BELEZA NEGRA

Faculdades Prominas sediarão semifinal do Concurso 
Beleza Negra
Concurso que já está na 11° edição objetiva incentivar a representatividade negra.
As Faculdades Prominas receberão nesta sexta-feira (08), a seminifinal da 11° edição do Concurso Beleza Negra de Montes Claros. O evento, que visa valorizar o respeito à cultura afrodescendente, é idealizado e coordenado por Veranice dos Santos, também conhecida como Negra Brechó.
De acordo com a mesma, realizar ações como essa, não é somente gratificante, mas também muito importante, pois durante o evento são discutidos e proposta uma reflexão sobre diversos aspectos.
“Desde a preparação, até a execução do desfile em si, são selecionados alunos de escolas municipais e estaduais dos bairros periféricos da nossa cidade. Buscamos trabalhar com essas crianças e adolescentes, características como a autoestima e timidez, além quebra de preconceito”, explicou.
A população negra no nosso país é de, aproximadamente, 16,8 milhões de pessoas, o que representa 14,9% dos brasileiros, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2019. Mesmo com toda essa representatividade nos números, os afrodescendentes ainda são vítimas de preconceito, como afirma Negra Brechó.
“Infelizmente, no Brasil, o negro ainda é muito discriminado. O preconceito ainda existe em diversos momentos e ocasiões, velado, mas sempre presente e essa é uma forma de nós lutarmos e quebrarmos essa barreira, mostrando que somos iguais, perante a Deus e perante a todos”, ratifica.
E para quem acha que o concurso é somente uma competição, o engano está cometido, já que o mesmo serve para abertura de portas e novos direcionamentos na vida dos participantes, pois muitos dos que já participaram, atualmente, seguem carreira como modelos profissionais.
Dentro da programação do desfile estão previstas apresentações de projetos sociais locais, de grupos de capoeira e de artistas regionais. Venha participar! A entrada é um quilo de alimentos não perecíveis. A final do concurso será realizada no dia 20 de novembro no Espaço OAB.

Hellen Patriny
Assessora de Comunicação

MOC SHOPPING- PATATI PATATÁ NESTE FINAL DE SEMANA

Patati & Patatá no Big Brothers Cirkus
A dupla de palhaços mais amada do Brasil faz shows em Montes Claros neste fim de semana


A dupla de palhaços mais amada do Brasil chega à Montes Claros para apresentações especiais nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Big Brothers Cirkus, instalado no Estacionamento Norte do Montes Claros Shopping.

As apresentações acontecem na sexta, 8, às 20h30, e no sábado e domingo, 9 e 10, em três horários: 16h, 18h e 20h30. Para garantir seu ingresso, acesse o site: bigbrotherscirkus.com.br/PatatiPatata

Patati & Patatá já lançaram dez CDs, cinco DVDs e duas Coleções com 100 músicas cada. Ao todo, são mais de 6 milhões de produtos vendidos. No final de 2010 a dupla lançou um Box de DVDs pela Som Livre e em menos de três meses, Patati Patatá ganharam o disco de platina triplo.

 >Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

UNIMONTES- MARCHA CONTRA O RACISMO E INTOLERÂNCIA

UNIMONTES COMUNICA...

MARCHA CONTRA O RACISMO E INTOLERÂNCIA


Para reforçar a valorização dos direitos da população negra no ambiente universitário, com o respeito às individualidades afro-religiosas, a Unimontes realiza nesta quinta-feira (7/11), às 16h30, a I Marcha Universitária contra o Racismo e a Intolerância Religiosa.

A concentração será no prédio 2. O evento integra a programação do FEPEG e acontece logo após ao Encontro da Juventude Negra da Unimontes, além de fomentar a criação do Movimento “Negro Estudantil na Universidade”.

CONTATO ENTREVISTAS
Professora Cristina Borges
Coordenadora NEAB
(38) 9.9115-5953


Assessoria Unimontes
REPRODUÇÃO Arte/evento

TURISMO: GRUPO NORTE-MINEIRO PARTICIPA DE MISSÃO

Grupo do Norte de Minas participa de missão técnica no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí

Iniciativa trouxe experiência e aprendizado para o turismo regional

Uma comitiva ligada ao setor turístico das cidades de Januária, Itacarambi, São João das Missões, Manga, Bonito de Minas e Porteirinha participou, no último fim de semana, de uma missão técnica ao Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí.  A inciativa, organizada pelo Sebrae Minas, pelos Condutores do Parque Cavernas do Peruaçu e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve como objetivo conhecer as boas práticas utilizadas pelos condutores do local, além de empresários, lideranças, artesãos e pelo próprio ICMBio. A visita ainda propiciou trocas de experiências, que podem ser implantadas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária e Itacarambi.

O Parque Nacional da Serra da Capivara possui as maiores concentrações de sítios pré-históricos das Américas e pinturas rupestres do mundo, o que garantiu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A região também tem paisagens singulares, com cânions, chapadas e formações rochosas. “Foi uma experiência única. Todos entenderam a importância de profissionalizar o turismo na nossa região, pois temos fácil acesso e belezas naturais também exuberantes. Percebemos que organização, liderança e governança fazem toda a diferença. Todos voltaram com essa proposta e, agora, vamos colocar em prática”, destaca a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.

Para Aurélio Vilares, do receptivo Alma Barranqueira, a missão animou todos os envolvidos com o turismo na região. “Podemos fazer um comparativo da forma do trabalho feito na Serra da Capivara com o que já fazemos no Peruaçu, e observar onde precisamos melhorar. Essa troca de experiência é importante para a gente ver na prática o resultado de ações que ainda podemos desenvolver”, enfatiza.
Leidson dos Reis, condutor e agente de turismo em Januária destacou a importância da missão. “Com a visita, pudemos fazer uma comparação in loco do que é feito na Serra da Capivara com o que já fazemos aqui no Peruaçu, no que diz respeito a receptivo e condutores. Entendemos que estamos no caminho certo, mas podemos aperfeiçoar muito. Vimos que é possível melhorar nosso atendimento, mesmo sem grandes investimentos, mas buscando parcerias que podem contribuir como nosso crescimento”, ressalta.

Rumo ao reconhecimento
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está em processo de reconhecimento como patrimônio da humanidade pela pela Unesco. Situado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões possui cerca 140 cavernas, sendo que a maior é a Gruta do Janelão, com 4,7 quilômetros de extensão e altura de 100 metros, onde se encontra uma estalactite de 28 metros de comprimento, considerada a maior do mundo. O Parque possui mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com cerca de 12 mil anos.   Um dos destaques do “santuário” é o paredão de arte rupestre da Lapa dos Desenhos, com mais de três mil figuras, da mais variadas cores e formas. Outros atrativos são a Trilha do Rezar, Lapa Bonita, Lapa do Rezar, Dolina dos Macacos e o Arco do André.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

MOC SHOPPING- O BOM VELHINHO ESTÁ CHEGANDO

O Bom Velhinho está chegando ao Montes Claros Shopping


O clima natalino ficará ainda mais intenso a partir do dia 16 de novembro, quando o Montes Claros Shopping dá as boas vindas ao Papai Noel e celebra a chegada do Natal.

Para mexer com a fantasia e a emoção de adultos e crianças, o Bom Velhinho chega ao shopping às 18 horas, na Praça de Eventos e promete encantar e emocionar toda família.

O dia ainda será marcado pela inauguração da decoração de Natal que trará várias atrações para criançada.


>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

EX-MINISTRO APONTA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

Ex-ministro aponta recuperação da economia

Luiz Carlos Mendonça de Barros participou de Norte Day Business em Montes Claros

Empresários puderam respirar aliviados com as projeções do ex-presidente do BNDES e ex-Ministro das Comunicações, colunista do Jornal Valor Econômico e Rádio BandNews FM, Luiz Carlos Mendonça de Barros. O panorama econômico e politico do Brasil foi apresentado durante palestra do evento Norte Day Business, na ultima quinta-feira, 31 de outubro. O encontro com a classe produtiva regional foi promovido pela AMI Gestão e Educação Empresarial, associada da Fundação Dom Cabral no Norte de Minas.
A abertura teve a participação de Dr. Newton Figueiredo, presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros. “Acompanhamos o trabalho da AMI e da FDC, cujo propósito é trazer ferramentas que fomentem o desenvolvimento socioeconômico da região. Estamos num momento delicado e o empresário deve buscar boas experiências para garantir um país justo para todos”.
Para Antônio Reis, idealizador do Norte Day Business, “este encontro é um marco importante no Norte de Minas. A FDC tem por natureza trazer à tona temas que estimulem o empresário a ter insights no seu empreendimento”. Há três anos atuando nesta região, a AMI reuniu clientes que já vivenciaram os cursos da FDC, com programas abertos de curta duração na região. “Acreditamos que podemos contribuir uma melhor gestão e crescimento sustentável através da qualificação de pessoas e das organizações”.
Inovar e transformar
Tendências de mercado, desenvolvimento de gestão e panorama econômico foram os temas principais da tarde de trabalho. O especialista em comportamento organizacional, Paulo Almeida, debateu sobre a liderança e como a pessoa gerencia ativamente o desenvolvimento da carreira de acordo com os valores pessoais. “O profissional moderno deseja estar em bons projetos, com alta performance e não necessariamente sempre na mesma organização. Enquanto isso, as empresas devem se tornar mais responsivas e adaptáveis”.
Almeida destacou que a liderança positiva é aquela que garante uma segurança psicológica para liderar e para partilhar ideias com sua equipe. “É preciso se sentir empoderado para tomar decisões melhores para a empresa e não necessariamente para o processo.  Por outro lado, a organização tende a ser mais humana, com cultura de alegria, que compreenda que o mundo caminha para ser sustentável, encoraja seus colaboradores a serem saudáveis, olham para além do lucro, encorajam o desenvolvimento pessoal e promovem a diversidade”.
Proatividade em um mundo 4.0
Leonardo Araújo ministrou a palestra Empresas proativas 4.0: estratégias para vencer na era digital. “Em tempos de tecnologia digital e móvel, hiperconectividade, internet das coisas,  sistemas cyber-físicos e senso de urgência, as empresas acabam se dividindo em reativa e proativa. A diferença é o modo de encarar estas mudanças,  enquanto uma acredita que o futuro é amanhã, a outra faz seu futuro hoje. A mudança de mercado funciona deste modo, ou sua equipe reage a alguma tendência ou ela cria a tendência”. Leonardo Araújo é categórico ao afirmar que seja reativa ou progressiva,  mas jamais a empresa deve ficar estática”.  
Momento de investir
Para fechar o encontro de empresários com a equipe Dom Cabral, Luís Carlos Mendonça de Barros levou gráficos e estatísticas sobre o panorama econômico dos últimos anos. “Temos uma economia pronta pra crescer, mas os empresários estão com medo por causa da recessão recente. O Brasil vive um ciclo novo, espero que o governo mantenha a “cabeça no lugar”, pontuou.
Mas nem tudo é boa notícia. O país está gerando atualmente a 1 milhão de empregos formais, a curva está ascendente. São 95 milhões de pessoas empregadas e 12 milhões sem postos de trabalho. A desigualdade social, por sua vez, está maior que há alguns anos.  “Outro ponto é a carga tributária exorbitante no país, igual ao de países desenvolvidos, maior que EUA, Coreia, que limita o crescimento, pois um pedaço da renda é jogada no caixa do Governo. Devemos nos mobilizar para reduzir a taxa tributária de média de 33% do PIB para cerca de 27%, pelo menos”.
Neste contexto, a economia está em franca recuperação. “O Governo está numa linha política de direita, significa dizer que teremos uma série de reformas que vão melhorar os negócios. Sua gestão econômica responsável mantendo a taxa selic em 5% melhora o ambiente empresarial. A questão política é importante para a classe empresarial ganhar confiança neste cenário de juros baixos. Se ele pegar o lucro e multiplicar pelos juros, vai perceber que houve valorização de seu negócio. Entretanto, a realidade do Brasil mostra 65% da população carente, para manter a sustentabilidade socioeconômica é preciso haver responsabilidade social para equilibrar a sociedade”.  
O evento contou com a presença da mais de 200 participantes e já estão previstos para 2020 o Norte Day Bussiness Agro, voltado para o segmento de Agronegócios e o deNorte Day Business Saúde, ambos a serem realizados pela AMI em parceria com instituições e empresas locais.

Nágila Almeida
Assessoria ACI

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

CDL HOMENAGEIA EX-PRESIDENTES

Comemoração do cinqüentenário

CDL homenageia ex-presidentes com diploma e medalha

A Câmara de Dirigentes Lojistas realizou concorrida reunião na noite dessa sexta-feira, em sua sede própria, em que homenageou os ex-presidentes com diploma e medalha alusiva aos 50 anos da entidade. Familiares receberam a homenagem pelos cinco ex-presidentes falecidos. Durante a reunião, marcada pela emoção, foi destacada a importância da CDL e do comércio para o desenvolvimento de Montes Claros. A relevância do papel da entidade na econômia ficou mais explícita nos pronunciamentos do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Minas Gerais, empresário Frank Sinatra, do presidente da Regional Norte da Fiemg, empresário Adauto Marques Batista, também vice-prefeito de Montes Claros, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Nem, do PSD, como também do presidente da entidade, empresário Ernandes Ferreira.
A reunião teve início no auditório da CDL, que ficou lotado, com a apresentação de vídeo institucional mostrando os avanços da entidade no tocante à estrutura física, com a inauguração da ampliação da sede e sobre os mais variados produtos que coloca à disposição dos associados, todos visando agregar valor e fortalecer o comércio. A CDL está atenta aos avanços tecnológicos para ofertá-los aos empresários do setor, com o objetivo de criar condições cada vez mais favoráveis para o segmento criar perspectivas de melhorar cada vez mais o desempenho em termos de vendas.
Primeiro a se manifestar, o presidente da Câmara, Marcos Nem, fez referência à homenagem que o Legislativo prestou à CDL, há poucos dias, entregando-lhe a Placa Alferes José Lopes de Carvalho, criada para reconhecer os relevantes serviços prestados ao município pelas pessoas físicas e jurídicas. Já o presidente da FCDL, Frank Sinatra, falou sobre a satisfação de vir a Montes Claros participar das comemorações dos 50 anos da CDL, frisando que se trata de uma das entidades mais importantes do Estado, que se destaca pela sua organização e pelo trabalho desenvolvido, que apresenta resultados dos mais significativos. Disse que o trabalho de cada presidente foi importante para o crescimento da entidade, que ganhou projeção estadual e nacional.
Vice-presidente da Regional Norte da Fiemg e vice-prefeito de Montes Claros, Adauto Marques também exaltou o trabalho da CDL, que, com suas ações cotidianas, voltadas para atender às necessidades do comércio, contribuem para a construção do desenvolvimento do município. Fez referência à importância da ampliação da estrutura física da entidade para atender às necessidades dos associados. O dirigente se lembrou ainda da participação da CDL na União das Entidades de Classe, criada para desenvolver ações políticas direcionadas ao segmento, com retorno significativo.
Presidente da entidade, o empresário Ernandes Ferreira não escondeu a emoção por estar no comando da entidade nas comemorações de seu cinqüentenário. Segundo ele, neste período a entidade se desenvolveu e buscou mecanismos eficientes para o comércio da cidade se desenvolver e se tornar referência para toda a área mineira da Sudene e para parte da Bahia. Agradeceu a todos os ex-presidentes, pois cada um ao seu modo e ao seu tempo contribuiu para a construção de uma entidade forte, em todos os aspectos, inclusive politicamente para defender os interesses do comércio e do município. Em seguida, foi celebrado culto ecumênico pelo pastor Gustavo Henrique e pelo padre Antonio Alvimar, também reitor da Unimontes.
ENCERRADA – A extensa programação das comemorações dos 50 anos da CDL, iniciada com reunião especial da Câmara Municipal, entregando-lhe a Placa Alferes José Lopes de Carvalho, teve prosseguimento na quarta-feira com Encontro com a Imprensa, na quinta-feira com homenagem aos associados e palestra sobre “O Associativismo Hoje”, na sexta-feira com homenagem aos ex-presidentes, celebração ecumênica, descerramento das fotos dos ex-presidentes na galeria e bênção das novas instalações, encerrou-se neste domingo pela manhã com passeio ciclístico, com apresentação da Banda de Música da 11ª Região da Polícia Militar.

HÉLIO MACHADO – ASSESSOR DE IMPRENSA DA CDL DE MONTES CLAROS
 

FIEMG REALIZA WORKSHOP DE SEGURANÇA



FIEMG realiza em Montes Claros o I Workshop SESI de 
Segurança e Saúde no Trabalho

Empresários e gestores serão atualizados sobre as normas de segurança no trabalho

Números alarmantes sobre acidentes e doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho têm contribuído para conscientizar as empresas sobre a importância de investir na Segurança e Saúde do Trabalho. Relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que estas causas são responsáveis pela morte de cinco mil trabalhadores por dia no mundo.
A Segurança e Saúde do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário. A Segurança do Trabalho é definida por normas regulamentadoras e leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABT), que obrigam as empresas a se organizar.
Com o propósito de oferecer aos empresários e gestores das indústrias informações atualizadas sobre o assunto, a unidade SESI Saúde e Segurança no Trabalho de Montes Claros estará realizando nesta terça-feira, 29/10/2019, o I WORKSHOP SESI DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO.
No evento, a ser realizado no auditório da FIEMG Regional Norte, as partir das 08h30, serão abordados pelos profissionais do SESI (Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Ergonomista e Fonoaudiólogo) temas relevantes que devem ser observados pelos gestores das indústrias para o cumprimento da legislação e na administração e gestão de pessoas, sob a ótica da segurança, saúde e promoção da qualidade de vida dos empregados e consequente aumento da produtividade no trabalho.
As inscrições podem ser feitas pelo Sympla. Informações: 38 3221-4637, com Ézio.

Rosangela Silveira| Analista de Comunicação e Agente de Integração

FIEMG | Regional Norte | Montes Claros
Sistema FIEMG



domingo, 27 de outubro de 2019

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

Aguardando o médico

Mara Narciso

O paciente, na hora do exame físico, pode apresentar-se com a pressão alta e o coração acelerado. Notando-se a taquicardia, dá para prever a hipertensão momentânea. Melhor esperar uns minutos, mandar relaxar e respirar fundo. Coisas da adrenalina, do receio de ter uma doença grave, mas, principalmente da espera. Muitos já vivenciaram grandes atrasos de médicos, senhores e senhoras que não costumam respeitar o tempo do outro. O cliente habitual separa duas horas para sua consulta, incluindo os deslocamentos, assim, sente-se agoniado quando a espera ultrapassa o razoável.

Quando há um sintoma persistente, ou se já existe um exame alterado, durante a demora a pessoa cria fantasmas e sente a cabeça explodir. A tensão vai crescendo à medida que o desperdício de tempo se prolonga. Algumas vezes o preparativo vem do dia anterior, quando a pessoa é de outra cidade. A preocupação vem de longe, acumulando tensão.  Os médicos, sabendo disso, deveriam reduzir o atraso, porque pessoas pioram nessas esperas, principalmente os idosos e os humildes. Para estes, sugiro dedicar-lhes o dobro da paciência como compensação.

As desculpas para justificar o atendimento retardatário de várias horas, situação pela qual já passei, são as cirurgias, os partos, as urgências, as idas ao CTI, os imprevistos pessoais, o trânsito, e outros, mas alguns folgados ficam em casa dormindo, ou em banhos demorados, ou brincando na internet.

O habitual é o cliente esperar pelo médico, mas o médico também espera pelo paciente. A pessoa decide consultar, escolhe o profissional, telefona, marca, anota e no dia não aparece. É comum o horário ficar vago. Por sua vez, o médico, ainda que não consiga prever o tempo exato de cada consulta, calcula uma média para a primeira vez e outra para um controle de tratamento, que são demoras diferentes.

Cada especialidade tem o seu assunto e o seu ritmo. Há consulta que gasta o dobro do tempo, um fato imprevisível. É necessária habilidade para finalizar e não invadir o tempo do próximo. Há profissional que atende por hora marcada, outro por ordem de chegada e ainda outro pela ordem da agenda, coisa cômoda para o médico, mas para quem aguarda um diagnóstico são muito ruins as duas últimas alternativas.

Há médico que demora tanto para chegar que, quando aparece, mesmo que haja muitos pacientes na sua frente, traz alívio. Pelo menos o serviço vai começar. Porém, o médico pode ir fazer laudos, relatórios, telefonar, receber representantes, tomar café, resolver problemas pessoais ou do consultório. Nesses casos a aflição atinge seu nível máximo, porque o profissional atrasado chegou, mas não começa o atendimento. Quando isso acontece, não é possível fazer nada, nem mesmo pensar. A televisão é ignorada, o livro fica no fundo da bolsa, e o celular jaz largado como objeto inútil. Nada será capaz de relaxar essa alma torturada, que acaba por expor o lado frágil da sua humanidade.

A relação médico-paciente, que inclui confiança e responsabilidade, é um binômio onde a empatia tem papel principal. Esta relação, sendo boa, será capaz de superar problemas, caso aconteçam. Pessoas abusadas usam o celular durante a consulta; atendem telefonema, telefonam, e até escrevem mensagens durante a explicação do médico sobre o diagnóstico ou o tratamento. Caso o profissional comente essa atitude, o cliente o considerará errado. Irá embora, não voltará mais e ainda falará mal do profissional.

Como médica endocrinologista há 40 anos e paciente de inúmeras doenças que precisam ser controladas periodicamente, conheço a fundo os dois lados do balcão. Espero com sofrida frequência, pois faço psicanálise a cada 15 dias, há 18 anos e, para minimizar, levo livros aos consultórios. É difícil eu ficar por mais de uma semana sem consultar um médico. Na última quinta-feira, por exemplo, fui a duas consultas. Em cada uma delas esperei por mais de uma hora, e estive lá dentro por menos de dez minutos. Agradeço pelos problemas resolvidos, mas lamento o tempo perdido.

Eu posso deixar esperar, mas é uma espera relativamente curta. É preciso maior empenho para reduzir o tempo de espera em meu consultório, como também não posso atropelar o momento de ninguém. Naquele período da consulta, quem está lá dentro é o único dono do meu tempo e da minha atenção.

sábado, 26 de outubro de 2019

EVENTO IFNMG SALINAS REÚNE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES

Evento no IFNMG-Campus Salinas reunirá profissionais e estudantes de cursos da área de licenciatura
Será realizada nos dias 29 e 30 de outubro, no IFNMG-Campus Salinas, a I Semana Integrada das Licenciaturas e o I Seminário Institucional dos Programas de Residência Pedagógica e PIBID. 
O evento tem como objetivo promover a interlocução, reflexão e avaliação acerca das ações desenvolvidas pelos professores e futuros professores e socializar as produções científicas desenvolvidas pelos bolsistas.
O seminário destina-se aos professores e acadêmicos que atuam no PIBID e no Programas de Residência Pedagógica, professores e acadêmicos das licenciaturas, aos gestores e professores da educação básica da rede pública.
A inscrição no evento é gratuita e pode ser feita durante o evento. O participante inscrito terá direito a certificado com carga horária de 8 horas, válido como atividades complementares.
PROGRAMAÇÃO
Dia 29/10 - Local: Ginásio Poliesportivo do Campus Salinas
19h | Abertura do evento
19h15 | Apresentação cultural - O teatro como elemento didático no ensino
19h30 | Palestra " Docência e a construção do ser humano" com prof. Dr. Admilson Prates
20h15h | Mesa redonda com experiências de egressos e a relação do Pibid em suas vidas acadêmica e profissional
21h30 | Rodada de perguntas para egressos
30/10 - Local: Praça Moisés Ladeia
17h30 | Apresentação de banners e mostra de atividades desenvolvidas pelos projetos e envolvimento dos alunos das escolas
19h | Palestra "Atuação docente em áreas de conflitos sociais" com MAB - Movimento dos Atingidos por barragens
20h | Roda de samba com banda dos professores

Coordenação de Comunicação/Reitoria 
Contato: (38) 3218-7346
Jornalistas responsáveis:
Andreia Pereira
Juliana Paiva