HUCF adquire equipamento de ponta para realizar
broncoscopia em adultos
Equipamento ajuda a visualizações das lesões com maior eficiência e diminui a permanência dos pacientes
O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes e 100% SUS, adquiriu com recursos próprios, um novo equipamento para realização de endoscopia respiratória – a broncoscopia, como o termo é mais utilizado na medicina. O aparelho de ponta deverá ser usado, inicialmente, para o atendimento entre dez a 20 pacientes por mês que precisam do tratamento.
O exame consiste na utilização do endoscópio para obter imagens do trato respiratório, uma forma mais precisa de diagnosticar as patologias que estejam acometendo o paciente. Além disso, faz a coleta de secreções, tumores, tuberculose, lesões e trato com dependentes químicos.
Para aquisição do “Tubo de Inserção EB- 530S – Vídeo Broncoscópio”, foram investidos R$ 82.984 mil, recursos próprios do HUCF, com utilização a partir desta semana. Em alta definição, o aparelho visualiza as vias aéreas (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios). O HUCF já conta com um vídeo broncoscópio para crianças e adolescentes.
A aquisição diminui a longa permanência e, consequentemente, melhora na gestão de leitos.
“Vamos atender com maior segurança e eficiência no fechamento do diagnóstico das doenças respiratórias. Foi um grande ganho para o HUCF e para Montes Claros, pois este moderno equipamento conta com tecnologia de ponta com excelente qualidade”, explica Milton Pereira da Cruz Júnior, gerente de imagem do HUCF.
Segundo ele, o uso do novo aparelho permite à equipe médica uma visualização das lesões, além de diminuir o tempo do procedimento e beneficiando o paciente.
CRÉDITO FOTOS: Wesley Gonçalves/Ascom HUCF/Unimontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.