quarta-feira, 17 de abril de 2013

FUNORTE: Trabalho CIENTÍFICO em FOCO


TRABALHO CIENTÍFICO EM FOCO

Núcleo de Pesquisa Funorte ministra curso para 

orientadores de TCC


A pesquisa universitária é um dos pilares da faculdade. Por esse motivo, a Funorte vem desenvolvendo importante trabalho junto aos professores, a partir de um cronograma de capacitação. O objetivo é estimulá-los a orientação dos discentes nos trabalhos de conclusão de curso e também a desenvolverem novas pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.


O curso acontece quinzenalmente, e é ministrado pela doutora Kimberly Jones, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Funorte/Soebras. Ela explica que a capacitação visa a melhoria dos projetos de TCC e o estímulo para a produção de artigos científicos. “Já podemos perceber a melhoria da qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Nossa intenção é que de dentro de pouco tempo estes professores e alunos passem a produzir maior volume de trabalhos científicos e assim aumente a visibilidade da Funorte para ser universidade. É um beneficio mútuo”.

A doutora garante ainda que os cursos são ministrados de forma a mostrar para o professor que é possível trabalhar ensino e prática, ao mesmo tempo. Criar a cultura de pesquisa dentro da faculdade e ampliar o conhecimento do aluno são outros objetivos da capacitação. Para Kimberly, a faculdade não é só lugar para ensinar futuros projetos, mas também para resolver problemas sociais, mentais, políticos, econômicos, jurídicos, administrativos e de gestão.

Segundo o professor de química e farmacêutico Samuel Góes, a importância dessa atividade pode ser apresentada pela preocupação da instituição em capacitar os docentes com o objetivo de formar estudantes que não tenham projetos que fiquem engavetados após a graduação, e sim colocar no mercado trabalho profissionais que sejam além de tudo, pesquisadores.

A fisioterapeuta e doutora Roseane Caldeira dá aula de Pneumologia. Ela destaca a relevância da capacitação. “É uma troca de experiências, o aprendizado não é um ponto final, estamos sempre em construção. Com a Kimberly temos uma visão diferente, de uma pessoa que tem experiência internacional”, garante.

Ao ser questionada sobre qual seria a maior dificuldade do aluno para o despertar na área de pesquisa, ela respondeu que muitos estudantes não sabem da importância da iniciação científica e pesquisa. “A partir do 1º período já começamos a estimular o universitário para que ao chegar ao final do curso possa estar preparado para fazer o TCC, com artigos publicados”.

Alice Abreu, doutoranda em Medicina do Esporte e professora de Fisiologia Humana, explica que a capacitação tem sido bastante proveitosa e tem trazido muitas novidades. “O processo de aprendizagem é diferente, principalmente em relação ao método de pesquisa apresentado pela doutora Kimberly que vem com uma grama de conhecimento de pesquisa em locais diferentes. O que ela sugere é diferente de nossas pesquisas que são engessadas. Ela sugere fazer pesquisa qualitativa e quantidade e arriscar nas hipóteses. A proposta dela é nos instigar, estimular e despertar o interesse pela pesquisa”.

De acordo com professora de Fisiologia Humana, a Funorte vem realizando várias atividades que priorizam a pesquisa universitária. Citou a confecção de uma revista científica que deverá ser lançada no próximo semestre, além da participação de professores e alunos na realização de congressos nacionais. “Temos congresso nacional dentro da instituição que mobiliza todos os cursos como o Jonafes e Simed, com publicação cientifica dos trabalhos”,finalizou.

A jornalista e professora da área de humanas, Márcia Braga, disse que a qualificação do NTCC é extremamente necessária para todos na área da educação. “No caso do Jornalismo, nós professores já trabalhávamos há cerca de três anos, com um modelo quase de NTCC, porque atuávamos na perspectiva da construção de um artigo científico, incorporando as novas metodologias de pesquisa. Além da construção teórica, o acadêmico precisa apresentar um produto concreto no final do curso. E enquanto atualização de conhecimento, o NTCC também é importante, principalmente porque as mudanças formais e metodológicas precisam ser atualizadas”, reforçou.

Cronograma – Dentro do cronograma de atividades estão previstos os seguintes temas: Novos procedimentos e apêndices do NTCC; Desempenho, avaliação e éticas: as responsabilidades e direitos da equipe orientador (a) e orientados; A revisão da literatura – como procurar, escrever e citar; Métodos e metodologias: quais dados e métodos de coleção para quais perguntas de pesquisa; A pesquisa qualitativa: coleta e análise de dados; Produtos finais: qualificações, defesas, publicações e apresentações; e Avaliação do semestre NTCC/Tirando dúvidas.

O último encontro de capacitação do 1º semestre/2013 deverá acontecer no dia 8 de junho, no campus JK.

Texto/Foto: Lucilene Porto (Assessoria Soebras)

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