Lembrar JACQUES LACAN, psicanalista francês falecido em 09/09/1981.De escola Freudiana, Lacan representa a renovação da psicanálise e propoe somente uma interpretação possível: a da linguagem, por meio da qual falam as enfermidades psíquicas.A tarefa da psicanálise seria decifrar a linguagem para alcançar o inconsciente.
Mas reconhece que "essa mesma linguagem será para sempre incompleta em sua significação e que entre a nomeação das coisas e sua significação haverá sempre uma sutura mal feita. Assim, nenhum significante comportará um significado completo e irredutível, mas deslizará constantemente por uma cadeia de significantes arbitrários, sem nunca ter fim. Só uma atitude comandada pela necessidade pragmática de comunicação é que pode interromper, barrar esse sentido sempre em aberto do significante e fazê-lo cristalizar-se por algum tempo. Mas o desejo sempre conseguirá fazer que os significantes se movam e falará através das fissuras deixadas descobertas".
Por Lacan
"O desejo enquanto real não é da ordem da palavra e sim do ato."
"Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou."
"As pulsões são, no corpo, o eco do fato de que há um dizer."
"Não sabemos a priori o que desejamos e quando o encontramos, por surpresa ou azar, não sabemos se queremos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.