segunda-feira, 22 de junho de 2015

CULTURA ÚTIL

"CULTURA ÚTIL"

Se existe a Nova Zelândia, onde fica a "velha"?
por Diego Meneghetti | Edição 134 
 
Na região dos Países Baixos, na Europa. Na verdade, esta ilha dinamarquesa, datada de 1300, não leva o "velha" na frente, mas chama-se Zelândia. Junto com a Holanda, eram as duas maiores províncias marítimas dos Países Baixos.
MUNDOESTRANHO-134-49-620
De lá, por volta de 1640, partiram os colonizadores da Oceania. Quando os exploradores aportaram no novo continente, denominaram as duas maiores ilhas como "Nieuw Holland" e "Nieuw Zeeland" (em holandês), em homenagem à terra natal. O nome de Nova Zelândia perdura até hoje, mas, em 1824, a "Nova Holanda" foi renomeada como Austrália.
NOVA DE VERDADE
O prenome do município de Nova Timboteua (PA) não é à toa. Durante as primeiras décadas de 1900, a cidadela paraense de Timboteua se extinguiu devido à estrada de ferro que fora construída lá perto. Anos depois, um novo povoado tomou forma na mesma região e os habitantes decidiram rememorar o nome da cidade fantasma.
HOMENAGENS DISTANTES
Outros exemplos de "novas" cidades e a origem de seu nome.
COLONIZAÇÃO
Os nomes de muitos lugares do continente americano são referência às cidades do Velho Mundo, de onde vieram seus colonizadores.
Cidade - Veio de...
Nova York (EUA) - Yorkshire (Inglaterra)
Nova Orleans (EUA) - Orleans (França)
Nova Friburgo (RJ, Brasil) - Friburgo (Suíça)
Novo Hamburgo (RS, Brasil) - Hamburgo (Alemanha)
 
SEMELHANÇA
Alguns municípios brasileiros fundados por movimentos migratórios foram nomeados por se parecerem com outras cidades.
Cidade - Veio de...
Nova Maringá (MT) - Maringá (PR)
Novo Progresso (PA) - Progresso (RS)
Novo Horizonte (SP) - Belo Horizonte (MG)
Curiosidade: A cidade brasileira de Nova Iorque (MA) é um aportuguesamento da gringa.
 
FONTES: Te Ara - The Encyclopedia of New Zealand, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e sites das prefeituras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.