Esqueça sua ideia da FLIP
Mara Narciso
Quem imagina que a FLIP possa ser uma feira de livros na praça de uma
cidade histórica a beira-mar, na qual crianças sejam estimuladas a leitura e
escritores falem e vendam seus livros, abandone essa pálida ideia da Festa
Literária Internacional de Paraty. Ao chegar à festa, caso não mergulhe em
cultura, a cultura mergulhará
em você. A contaminação acontece sem sua vontade
expressa. A cultura em Paraty é uma febre que não passa. Toda a cidade fervilha
a mesma doença: fome e sede de saber. Para onde se olha, em todos os lugares, a
festa cultural acontece. Todos somos platéia de múltiplos espetáculos. A
programação oficial consta de trinta páginas, e há até sete acontecimentos
simultâneos, fora os eventos paralelos, ditados pelos visitantes.
Na sua 13ª edição, é natural que a cidade fique superlotada, e que seja,
nos horários de pico, difícil se deslocar pelas ruas charmosas, planas e
pedregosas. Mas, fora esse possível desconforto, nem de longe há tensão ou
insegurança. Anda-se sem apreensão em qualquer horário. O policiamento ostensivo
não incomoda, ainda que os policiais estejam ao lado de carros com luzes
piscantes. A coleta de lixo é impositiva, e, caso haja algo fora da lixeira, uma
camionete o recolhe invisivelmente.
A multidão festiva e diversificada com suas inúmeras e estranhas tribos
desgarradas não para. A festa é internacional e várias línguas são ouvidas. Os
argentinos e peruanos, depois dos brasileiros, por óbvio, são os mais numerosos.
Veste-se ou não se veste, do jeito que se quiser, pois, ainda que faça frio,
indígenas são vistos portando saiote de palha e corpo pintado.
As casas coloniais bem conservadas são multicoloridas em suas fachadas
barrocas, misturando-se com a cor das roupas dos transeuntes, gente contida,
gente de leitura, que, até na fila do banheiro, outra coisa notável pela limpeza
e fluidez em engolir gente, prova como a educação, bem mais do que o dinheiro,
tem poder transformador.
A festa deste ano gira em torno da vida e obra do escritor paulista Mário
de Andrade (1893 - 1945), cuja morte completa setenta anos. O polêmico professor
de piano e autor de “Paulicéia Desvairada” e “Macunaíma”, o herói sem nenhum
caráter, tem sua vida dissecada nas mesas de discussão. Estas acontecem na tenda
principal, cujo acesso é restrito a um público pagante, mas podem ser vistas nos
telões externos. Quando se faz necessária a tradução simultânea - palestrantes
estrangeiros -, estão disponíveis fones retiráveis com
documento.
Mário de Andrade, um mulato cuja sexualidade ainda é motivo de discussão,
foi protagonista da famosa “Semana da Arte Moderna” de 1922, e após uma viagem
ao norte e nordeste do país escreveu “Turistas aprendizes”. Foi montada, sobre
essa informação, assim como as demais, uma mesa de discussão com duas escritoras
estrangeiras, uma portuguesa, Alexandra Lucas Coelho, jornalista que cobriu
guerras no oriente médio e que morou no Brasil e escreveu “Vai, Brasil”, e a
crítica literária argentina Beatriz Sarlo, que também escreveu um diário de
viagem. Cada autora é apresentada e depois fala da obra de Mário de Andrade e da
sua própria viagem e livro.
A
programação mostra aspectos históricos e os traz para os dias atuais, com
análises sociais, econômicas e políticas em seus diversos matizes. Nomes
conhecidos falam das suas convicções para um público, muitas vezes boquiaberto,
ainda que não concorde com o que é falado. Ouvi-los faz a platéia abrir os
sentidos, principalmente quando contradizem o que pensam. Saborear conhecimento
e inundar-se de saber são prazeres que podem ser testados por uma multidão de
devotos da Literatura.
Outras
atividades culturais não literárias, como exposição de mandalas móveis e
recambiáveis, capoeira, dança, canto, músicas tocadas ou cantadas em cada
esquina ou janela, música clássica na Matriz (show que lotou a igreja e fez
chorar) e apresentações circenses e teatrais estão à disposição.
Após os debates, a conversa elevada na fila de autógrafos é digna e
proveitosa. A apresentação musical na Casa Folha por três músicos, sendo Moreira
Júnior um deles, mostra por duas noites música popular nacional e estrangeira,
desmanchando guitarras, que falam entre si. O vinho aquece o coração de um
público civilizado, dando vontade de amarrar o tempo naquelas cordas e viajar na
música, para sempre.
Diante da boa comida, do público educado, dos bons profissionais que
recebem, a harmonia corre solta. Acabada a festa de cinco dias, a gente larga
Paraty, mas Paraty não larga da gente. Um pedaço dela vem junto, assim como o
passaporte carimbado para a próxima festa.
18 de julho de 2015
Eu quero voltar. Obrigada, Márcia!
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