segunda-feira, 17 de julho de 2017

RAQUEL DESTACA CULTURA LOCAL

Raquel destaca cultura local
Márcia Vieira
Montes Claros
13/07/2017 - 22h55 - Atualizado 22h58

A Câmara dos Deputados, em Brasília, promoveu sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Música e Viola Caipira. A deputada Raquel Muniz (PSD), participou da homenagem ao lado de colegas de partido e destacou a importância da cultura regional. “Sou do Norte de Minas, sou caipira e fico emocionada por estar aqui neste momento de reconhecimento a essa gente que representa verdadeiramente o Brasil. É a música que nos faz refletir sobre nossas raízes, a nossa origem”, destacou a deputada. 
Raquel citou ainda o trabalho do violeiro Norte-Mineiro Téo Azevedo, reconhecido nacionalmente, e lembrou que a cidade conta com os fabricantes de instrumentos, os chamados luthiers. Nesta arte se destacaram os montes-clarenses Godofredo Guedes e os músicos Beto Guedes e Gabriel, respectivamente, filho e neto de Godofredo. 
Atualmente, cerca de 100 violeiros compõem o cenário musical da cidade, mas não contam com uma associação própria para o segmento. Para preencher este vazio, foi criado pelos violeiros Durval Santos e Edson Peixoto, o movimento “Aboio e Viola”, que resgata a cultura regional por meio de apresentações e apoio às ações dos artistas. 
“A viola é sempre mágica e está meio perdida. Podemos criar grandes coisas aqui e essa arte não pode morrer”, declara Durval. Ele revela que artistas como o saudoso Luiz Gonzaga e Almir Satter “beberam da nossa fonte”. 
O violeiro destaca que a iniciativa deu origem a outras, como em Aparecida do Mundo Novo, zona rural de Montes Claros, onde foi criada a “Roda de Viola”, com adesão maciça dos músicos. Para comemorar os 10 anos do movimento, Durval programa evento para homenagear nomes como Tião Carreiro, nascido em Montes Claros. (M.V.) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.