segunda-feira, 26 de novembro de 2018

HOJE É DIA DE....TINA

 HOJE É DIA DE....

Festejar a cantora TINA TURNER, nascida em 26/11/1939. TINA é norte-americana mas reside há alguns anos na Suíça. Aposentada dos palcos, cuja carreira teve início em fins dos anos 50, eventualmente faz pequenas apresentações. O seu show no RJ em 1988, foi transmitido para todo o mundo e entrou para o Guiness book, como o maior show já feito por uma cantora solo. Tina é uma das nossas cantoras favoritas. Para homenageá-la, escolhemos três, dos inúmeros sucessos da cantora:








domingo, 25 de novembro de 2018

VIA PERMUTA CONVIDA...

VIA PERMUTA CONVIDA


COQUETEL LANÇAMENTO

LOCAL: AROMA RESTAURANTE

DATA: 28/11/18

HORÁRIO: 20h

LEILÃO de ARTES no FAVORITTO

LEILÃO de ARTES e ANTIGUIDADES no FAVORITTO

Em comemoração aos 10 anos de sacerdócio do Padre FERNANDO

DATA: 27/11/18

HORÁRIO: 20h 

LOCAL: Favoritto Jardins
 

sábado, 24 de novembro de 2018

HOJE É DIA DE ...FRED

HOJE É DIA DE....

Lembrar o cantor FRED MERCURY, falecido em 24/11/1991. FRED era o vocalista da banda QUEEN, uma das mais consagradas da história da música, e faleceu aos 45 anos. No momento, continua em cartaz nos cinemas brasileiros o filme biografia de Fred, BOHEMIAN RHAPSODY, que faz um resumo da trajetória da banda e do seu principal membro. Para recordar, a nossa musica favorita da banda:



DA ISTOÉ: A TEIMOSIA DOS FATOS

A teimosia dos fatos

Três exemplos de que a verdade histórica sempre se revela e se impõe ao obscurantismo dos regimes totalitários 

Fonte: https://istoe.com.br/a-teimosia-dos-fatos/

Antonio Carlos Prado
23/11/18 - 09h30 

Governos arbitrários e regimes autoritários fazem mirabolantes movimentos para esconder as atrocidades e desumanidades que cometem. Varrem a própria sujeira para debaixo do tapete da história na tonta ilusão de que nunca chegará alguém para arrumar a sala. Um belo dia, o destino recompõe a verdade, como acaba de acontecer com a revelação de trezentas e trinta e uma cartas enviadas por Olga Benário a seu marido, o líder comunista Luiz Carlos Prestes, quando ambos estiveram presos, vítimas do nazismo na Alemanha e da ditadura do Estado Novo implantada no Brasil por Getúlio Vargas. O destino em questão é um pobre e humilde carroceiro, sem eira nem beira, que encontrou o pacote com todas essas cartas numa lixeira de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Desconhecendo totalmente do que se tratava, ele, o destino a puxar carroça, vendeu tal pacote na feira de camelôs e ambulantes da Praça Quinze. O comprador interessou-se pelos selos e envelopes carimbados com a expressão “censura” pelos governos do México, Brasil, França e Alemanha, mas também não atinou com o valor histórico daquilo que possuía em mãos. Finalmente, o barraqueiro Carlos Otávio Gouvêa Faria percebeu que todo aquele amontado de papeis era a correspondência de Olga e Prestes — e, imediatamente, adquiriu todo o material (não revela o quanto pagou). Tudo isso se desenrolou ao logo de cinco anos, até que a história vem agora a público pelo excelente trabalho dos jornalistas José Casado e Ascânio Seleme.

Façamos um rápido corte na história das cartas para situarmos, também rapidamente, os personagens históricos Luiz Carlos Prestes e Olga Benário. Eles se conheceram na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em dezembro de 1934. Por que estavam em Moscou? Prestes era o líder máximo do Partido Comunista do Brasil, stalinista e membro de destaque do Comintern (a Terceira Internacional instaurada, nos anos 1920, pelo leninismo). Olga Benário, de origem judaico-alemã, era uma das mais destacadas agentes soviéticas. Apaixonaram-se. Casaram-se. Lua de mel? Vieram ao Brasil para deflagar o levante comunista de 1935 (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Rio de Janeiro) contra o governo de Getúlio Vargas. A derrota se deu de forma fragorosa. Em 1936 ambos foram presos no Rio de Janeiro, e aí começam as cartas (voltemos a elas) que, tantas décadas depois, seriam negociadas na Praça Quinze – e que por pouco não acabaram trituradas em algum caminhão de limpeza urbana. Elas tornam pública toda a tortura física e mental que Prestes e Olga sofreram, torturas promovidas e ocultadas pelo nazismo e por Vargas. Agora o tapete da sala do arbítrio foi levantado.
Em uma das primeiras cartas, jamais recebida por Prestes porque a ditadura de Getúlio Vargas a bloqueou, Olga informava sobre a sua gravidez. Mesmo grávida, no entanto, foi deportada por Vargas para a Alemanha de Adolf Hitler, e lá nasceu em novembro de 1936, em um campo de extermínio, a filha Anita Leocádia. Olga foi executada em 1942 em Ravensbrück. Prestes permaneceu preso no Rio de Janeiro por nove anos (sete deles numa solitária), ganhou anistia em 1945, elegeu-se senador e encontrou Anita, pela primeira vez, quando a garota já estava com quase dez anos de idade.
Há na história do Brasil muitos outros tapetes que esconderam sujeiras de regimes de exceção, mas que acabaram erguidos quando se abriram portas e janelas para o sol da democracia entrar nos aposentos — “o sol, o melhor detergente”, como o definiu o ex-juiz da Suprema Corte dos EUA Louis Brandeis. O tapete do golpe militar de 1964 serve de exemplo. No auge da repressão contra os que se opunham à ditadura, diversos guerrilheiros, assassinados sob tortura, tiveram os seus corpos enterrados clandestinamente no cemitério Dom Bosco, no bairro paulistano de Perus. Os coveiros da ditadura enterraram-nos em valas comuns, junto aos muros, e com os codinomes pelos quais tais militantes eram conhecidos em suas organizações de guerrilha. Quis o destino (sempre ele!) que ISTOÉ obtivesse listas com os nomes verdadeiros e também com os codinomes dessas pessoas. ISTOÉ foi então ao Instituto Médico Legal. Diante da apresentação dos nomes verídicos, nenhum registro surgiu de empoierados e cavernosos arquivos. Quando esses arquivos foram consultados pelos nomes falsos, a verdade berrou: todos os cadáveres enterrados, no silêncio das madrugadas, no cemitério de Perus.
Igual sujeira, varrida e escondida nessa época, foi a morte selvagem imposta ao guerrilheiro Stuart Edgar Angel, filho da estilista Zuzu Angel — ele morreu com a boca acoplada a um escapamento de jipe, do qual saía gás quando os tortutadores aceleravam o veículo. Zuzu, que chegou a costurar para a esposa do ditador Arthur da Costa e Silva (o carrasco do AI-5), procurou saber a verdade sobre a morte de Stuart junto aos próprios militares. Nada conseguiu. Fez campanha no Brasil, e nada. Fez campanha no exterior, e nada. A perceber que agentes da repressão começavam a segui-la, e temendo que provocassem a sua morte em um acidente de carro, distribuiu cartas a amigos, entre eles o cantor e compositor Chico Buarque, avisando que, se “algo” lhe acontecesse, os responsáveis seriam “os mesmos que mataram o meu filho”. O acidente ocorreu em 1976. Duas décadas depois, o próprio governo brasileiro (gestão FHC) levantou o tapete e admitiu: Zuzu fora assassinada. Para ela, Chico compos “Angélica”: “(…) quem é essa mulher/ que canta sempre esse estribilho/só queria embalar meu filho/que mora na escuridão do mar (…)”. Na quarta-feira 21, a Justiça do Rio de Janeiro suspendeu o leilão das cartas que estava programado.
E quer saber como essa raridade histórica foi perdida a ponto de ser encontrada numa lixeira.

ADVOGADOS PARTICIPAM DE CONGRESSO BRASILEIRO

o advogado Leonardo Linhares foi um dos participantes do evento

ADVOGADOS PARTICIPAM DE CONGRESSO BRASILEIRO



Os Advogados Públicos de Montes Claros participaram do XV Congresso Brasileiro dos Procuradores Municipais, realizado nos dias 19 a 22 de novembro em Belo Horizonte.

Este foi o maior evento da Advocacia Pública Municipal da América Latina e contou com 450 inscritos, de 22 estados do país. 

A abertura aconteceu  na sala Minas Gerais com a presença do presidente do TJMG, presidente do Conselho Federal da OAB, presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais dentre outras autoridades.

Com conferência de abertura de Carlos Velloso, ministro aposentado e ex-presidente do STF que afirmou a essencialidade do advogado público na defesa do Interesse Público.

O Congresso tem conteúdo científico e promoveu palestras com grandes nomes do direito municipal e procuradores de municípios referência em diversas áreas de atuação por meio de palestras, casos práticos e elaboração de enunciados nas áreas de,  Licitação e Contratos,  Tributos,  Recursos nos Tribunais, Urbanismo e Meio Ambiente, Carreira e Atuação.

Os Advogados Públicos do Município de Montes Claros aprimoraram os seus conhecimentos e tiveram acesso à soluções jurídicas e gestão do trabalho que poderão  ser implantadas na Procuradoria Jurídica de Montes Claros.

A Associação dos Procuradores  do Município de Montes Claros  patrocinou o evento, e a presença dos  advogados públicos do município se deu por apoio da APROMMOC e recursos próprios dos advogados públicos.

domingo, 18 de novembro de 2018

MÚSICA DO DIA

MÚSICA do DIA
Em homenagem a ALEIJADINHO, que faleceu em 18/11/1814, a música do dia é de Roberto Carlos e uma das nossas favoritas. O clipe foi gravado em Congonhas, em 1975, exatamente no local onde está a maior obra de Aleijadinho: Os 12 profetas.






HOJE É DIA DE.....

HOJE É DIA DE.....
Lembrar o maior escultor do Brasil Colonial: ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, conhecido como ALEIJADINHO. Nascido em Ouro Preto, ALEIJADINHO faleceu em 18/11/1814. A maior parte das suas obras está nas cidades deOuro Preto, São João Del Rei, Sabará e Congonhas, local que abriga aquela que é considerada sua obra-prima: Os Profetas, na entrada da Igreja Bom Jesus de Matosinhos. Em 1975, o clipe da música "O Homem", de Roberto Carlos foi gravado neste local, que é um dos grandes pontos de visitação turística e religiosa de MG.
 







Com o amigo Ademir Fialho, visitando as esculturas de Aleijadinho

FLASHES no BOTTEGA

FLASHES no BOTTEGA

Na companhia do amigo FREDI MENDES, degustando a melhor comida, no melhor espaço: BOTTEGA COPPOLA




ANDREA e SARO, me mostrando a preparação do meu prato preferido no BOTTEGA : NHOQUE








BOTTEGA COPPOLA-O MELHOR de MINAS

BOTTEGA COPPOLA
O MELHOR de MINAS

O Restaurante BOTTEGA COPPOLA, recebe, nesta terça-feira, 20, em BH, o selo de excelência gastronômica OSPITALITÁ ITALIANA, em celebração a III SETTIMANA DELLA CUCINA ITALIANA NEL MONDO. O selo é um reconhecimento do Consulado da Itália em BH e da Câmara Italiana de Comércio.
Parabéns ao Andrea e toda equipe do Bottega que fazem do local o mais charmoso de Montes Claros. 
Localizado no circuito de bares e restaurantes do São Luís, o Bottega  se destaca pela espaço aconchegante, agradável, boa música, atendimento rápido e gentileza em todos os aspectos, além, é claro, da comida que agrada aos mais exigente paladar!





















NATAL MOC SHOPPING: O ENCONTRO É MÁGICO


Natal Montes Claros Shopping “O Encontro é Mágico” 

O Montes Claros Shopping lançou sua Promoção de Natal que presenteará seus clientes com quatro prêmios. A cada R$300,00 em compras na lojas do shopping, o cliente ganha 2 cupons e, para as compras e trocas de segunda a quarta-feira, os cupons são em dobro, aumentando as chances de ganhar um automóvel Honda WR e 3 vale-compras de R$ 5.000,00 cada para o cliente comprar o que quiser no shopping.

A promoção segue até 06 de janeiro de 2019 e o sorteio será no dia 7 de janeiro, às 15 horas.

O regulamento da promoção está disponível no site do Montes Claros Shopping.  

O posto de trocas está ao lado da loja Tim e funciona nos seguintes horários: de segunda a sábado, das 10 às 21 horas e aos domingos e feriados, das 14 às 19 horas.

Conheça a decoração de Natal e aproveite para se divertir e deslizar na pista de patinação no gelo

Toda a magia do natal tomou conta da praça de eventos com uma decoração de natal temática, o Circo Mágico do Noel. Além da decoração com atrações como mini carrossel e trenzinho, um trenó para tirar fotos.

A outra grande novidade deste ano é a pista de patinação no gelo, tudo para a família toda se divertir deslizando no gelo em um cenário encantador com a grande árvore de natal de 8 metros de altura, tudo na Praça de Eventos.  

Além disso, a presença do Papai Noel, para recebera as crianças para tirar fotos, trocar abraços e até confidenciar o que desejam ganhar de presente.

As atrações não param por aí, as crianças ainda podem se divertir com um trenzinho que circula pelos corredores do shopping. O ponto de partida está localizado em frente à loja Arezzo. Confira valor no local.

Trono Pet

Um shopping pet friendly como o Montes Claros Shopping reservou um espaço especial para os pets ao lado do trono do Papai Noel.
 É o Trono Pet, para os amiguinhos peludos poderem registrar o momento especial ao lado do Papai Noel.


“Ei, me adota?” promove adoção de pets

Natal é tempo de ajudar muitos cachorrinhos e gatinhos em busca de um lar e uma família.

No Montes Claros Shopping, uma árvore de Natal especial está instalada em frente à L´Occitane.

Nela, muitas fotos de cachorros da ONG Focinho Feliz, à espera de adoção através da campanha “Ei, me adota?”. Nas fotos, os clientes podem conferir o porte do cachorro e o contato da cuidadora. 



Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

Catrumano

Mara Narciso
 
Distraída, só conheci a palavra “catrumano” em 1993, através do Restaurante Catrumano, na Vila Regina. Depois a cidade teve o “Território Catrumano Bar Cultural”, no Bairro Major Prates, do antropólogo João Batista de Almeida Costa. Sua tese de doutorado foi destacar a importância da cidade de Matias Cardoso no norte de Minas como fonte de alimento na mineração da região central do Estado. Em 2005 foi criada a “catrumania” e o Movimento Catrumano. Desde então, entendo essa palavra como um modo de vida roceiro, um autêntico vivente do sertão seco e violento.
 
Ildeu Braúna (16/05/1953 - 30/05/2015), registrado Ildeu de Jesus Lopes, foi político, escritor e compositor. Em parceria com Pedro Boi, compôs mais de cem músicas. “A lenda do arco-íris” e “Zumbi” são duas jóias que eternizaram seus criadores. Compôs “Tocador de Boi”, com Téo Azevedo, gravada por Sérgio Reis. Em 1977 criou o Grupo Agreste, que ficou conhecido nacionalmente ao fazer parte da trilha sonora da novela “Rosa Baiana”. Morto de pneumonia aos 62 anos, o ex Secretário de Cultura de Montes Claros foi regiamente pranteado, quando amigos cantaram suas músicas de temática rural, na Câmara de Vereadores de Montes Claros, onde foi exposto. 
 
Escrever no modo de “falar errado”, ser autêntico e convincente, garantindo uma realidade rústica, sem encenação nem exageros, só mesmo para quem é catrumano de nascença e de vivência. Em caso contrário, cai no ridículo ao expor um artificialismo tosco. Pois a imersão na obra “Catrumano”, escrita por Ildeu Braúna e publicada em 1994, possibilita penetrar nas roças ermas de décadas antes, como num filme. A maneira de ele narrar suas histórias, numa linguagem capioa, natural, sem fingimentos, ecoa numa veracidade que possibilita enxergar o matuto falando, contando sua vida, e até mesmo sentir o cheiro de fumo de rolo. Os casos podem ter algo de ficção, mas tomam um ar de legitimidade.
Seu estilo, logo se nota, é coisa para iniciado, talentoso e inconteste escritor de costumes. O linguajar é sertão puro e indiscutível. Quantas vezes ouvimos e ainda é possível ouvir gente daqui falando daquele jeito? O modo de conversar se enraíza de tal forma no âmago de quem nasceu na roça, que mesmo que passe 30 anos numa escola, frequente mais de uma faculdade, entre pós-graduações, mestrados e doutorados, aquilo ali aflora, inesperadamente, porque vem da alma ancestral, sendo de fato a essência daquela pessoa.
 
Excetuando-se o inigualável João Guimarães Rosa e o seu “Grande Sertão Veredas”, em geral não gosto de ler coisa escrita em linguagem primitiva, mas, para Ildeu Braúna, entrego os meus pontos, devido ao seu dom de recriar. Destaco o conto que dá nome ao livro, e como crítica, faltou uma personagem feminina forte, narrando sua vida.
 
Ao final, tem um dicionário “curraleiro”, e, entre palavras resgatadas de um passado tão longínquo quanto o sertão norte mineiro, descobre-se o que vem a ser “catrumano”, uma ideia, até então, inconsistente para alguns. De cunho pejorativo, lá estão por sinônimo “matuto”, “bugre”, “capiau”, mas falta “caipira”, como Peré – Luiz Carlos Novais se referiu a Ildeu Braúna nas orelhas do livro. Entre as curiosidades dos contos em que cada qual expõe sua história, sem travessões nem aspas, vi retornar fantasmas como “acoitou” = se escondeu, “bengo” = capim, “bruacas” = mala de couro cru, “bitelo” = grande, “capado” = porco para engorda, “deu a testa” = discordou, “encafifado” = preocupado, “estropiado” = cansado, “famiage” = toda a família, “gungunou” = balbuciou, “lusco-fusco” = crepúsculo, “mandaíba” = muda de mandioca, “matula” = bagagem, “melar” = embebedar, “pé d’água” = tempestade, “precatas” = alpargatas, “serventia” = utilidade, “surrão” = saco de couro, “tabatinga” = argila mole, “tilanguenta” = esfarrapada.
 
Após atravessar rapidamente as 82 páginas, treze contos e um glossário, fecha-se o livro já se pensando em relê-lo para se re-extasiar num novo mergulho no sertão. Ildeu Braúna percorreu esse caminho, conheceu essa gente de vida dura, nos lugares ásperos que exigem essas forças e essas vinganças. Só assim para entender o pensar, o linguajar e o agir do sertanejo. Por esse feito, é preciso oferecer fartos aplausos para o mestre.
 

OTIMISMO no MERCADO IMOBILIÁRIO

Clima de otimismo no 
mercado imobiliário  

Black Friday chega até os grandes empreendimentos e abre 200 mil de desconto neste mês de novembro
O mês de novembro é esperado por muitas pessoas, ao longo do ano, por causa da Black Friday. Esta promoção se fortalece no Brasil e ganha a aderência de empresas de ramos diversos, como imobiliárias. Quem pensou em comprar uma tv com desconto, pode sonhar mais alto. Que tal adquirir o apartamento ou aquele lote que sempre sonhou com um desconto bem atraente? Esta é a hora.
O empresário Paulo César Santiago analisa a retomada da economia em determinados segmentos, como a construção civil. “Percebemos o desejo dos clientes em fazer aquele investimento que estava em segundo plano, aguardando uma definição político-econômica. Passada a turbulência das eleições, a demanda reprimida se revela e quem estiver à frente terá as melhores oportunidades de negócios”.
Na onda da Black Friday, Santiago lançou descontos especiais que podem chegar até 200 mil em alguns imóveis.  “Nossa empresa antecipou as ofertas, numa black week, abrangendo unidades de apartamentos na planta e prontos para morar”, conta. Em grandes negócios, a oferta deve ser a altura. O empresário explica que neste período, que se estende até o dia 25 de novembro,  “o m2 de um apartamento que custava 6 mil reais pode sair a partir de 3,5 mil reais. Queremos entrar em 2019 no ritmo de crescimento que o país merece. Afinal, a construção civil é um dos pilares de uma cadeia produtiva que envolve grandes, médias e pequenas empresas, gerando milhares de emprego e renda”.

Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação

MOC SHOPPING- CONTAÇÃO de ESTÓRIAS NESTE DOMINGO

Contação de histórias de Natal no Montes Claros Shopping


No domingo, 18 de novembro, é dia de Contação de Estórias de Natal com o Parque Mágico, no Montes Claros Shopping.

As crianças vão se divertir no clima natalino e conhecer o Natal dos Palhaços, num evento gratuito, a partir das 15 horas, em frente à loja da Vivo.

Outras dicas de diversão para os pequeninos são a pista de patinação no gelo para a família toda se divertir deslizando no gelo em um cenário encantador; o mini carrossel e trenzinho e o trenó para tirar fotos.

Tem também o Super Star Park, em seu último final de semana, no Estacionamento Norte. Comprando o passaporte da alegria você pode aproveitar de forma ilimitada os brinquedos por um período de duas horas.Cada brinquedo tem sua restrição e regulamento a seguir, que podem ser conferidos no local e o e o Safári na Praça do Cinema, com camas elásticas e muita acrobacia, para todas as idades. Adultos e crianças acima de 3 anos podem brincar. Os valores e regulamento podem ser conferidos no local.

 Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

domingo, 11 de novembro de 2018

Da FOTOGRAFIA....INCLUSÃO

Foto da capa: Antonio Carlos Lopes Camelo.
 Maior festival de fotografia do País tem como principal tema a inclusão social

 01/11/2018

Fonte: http://fotografiatododia.com.br/maior-festival-de-fotografia-do-pais-tem-como-principal-tema-a-inclusao-social/

 Festival Internacional Brasília Photo Show cria a Cidade da Fotografia e traz mais de 50 atrações para fotógrafos amadores e profissionais

O Festival Internacional Brasília Photo Show – maior evento de fotografia do Brasil – chega a sua quarta edição em 2018 e traz uma grande novidade para o público: a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo, que irá contar com exposições, workshops e palestras com renomados fotógrafos, shows culturais, tour fotográfico e leilão social. Gratuito, o evento será entre os dias 15 a 18 de novembro na Capital Federal e também contará com museu de fotografia, feira de tecnologia de imagem, além da grande festa de premiação. A expectativa para esta edição é de aproximadamente 30 mil pessoas e é necessário se cadastrar no site do evento.
Foto: Leonardo Patschiki
De acordo com Edu Vergara, curador e organizador do evento, a transição do Festival para a criação da Cidade da Fotografia foi devido ao crescimento no número de inscrições para o concurso fotográfico Brasília Photo Show e o interesse crescente do público pelas fotos. “Recebemos este ano cerca de 12 mil imagens, 3 mil a mais que na edição passada. Com o avanço das tecnologias fornecidas pelos aparelhos celulares, drones e tablets, qualquer pessoa é um fotógrafo em potencial. O interesse por esta arte cresceu e o objetivo do Festival é incentivar ainda mais esse segmento”, conta Vergara.

Inclusão é um dos principais focos desta edição

Durante o Festival, o público poderá conferir cerca de 2000 imagens de mais de 2 mil fotógrafos de todo o País. Com foco na inclusão social, o evento traz exposições de profissionais com deficiência auditiva, física, com Síndrome de Down e visual, como o fotógrafo piauiense João Maia. Aos 43 anos, e há 15 com deficiência após desenvolver uma doença autoimune, João foi o primeiro fotógrafo deficiente visual a registrar uma Paralimpíada e agora irá levar toda sua experiência e superação à Cidade da Fotografia.
Outros importantes nomes da fotografia inclusiva que estarão no Festival são os jovens com síndrome de Down Jéssica Mendes e o Mohamed Dalloul. Mohamed já expôs suas imagens na Heart & Sold, galeria do Reino Unido que representa artistas com síndrome de Down do mundo inteiro. Com o tema “Fotografia Inclusiva”, a paranaense de Maringá Maria Angelita Djapoterama também irá levar ao público a sua experiência a partir de trabalhos realizados com povos indígenas e deficientes.
Além das exposições, o assunto também será abordado em parte das mais de 25 palestras que acontecerão gratuitamente durante o Brasília Photo Show.  

Um festival para todos.

De acordo com o organizador, a Cidade da Fotografia promete ser o maior evento do segmento no País. “Serão quatro dias de muitas atividades, não apenas para quem curte fotografar, mas para quem adora contemplar belas imagens e interagir com fotógrafos. Além disso, o festival dará a oportunidade para que fotógrafos amadores se especializem. A ideia é democratizar a arte da fotografia”, comenta Vergara. E pensando no fotógrafo amador, um dos palestrantes convidados é o técnico em mecatrônica e nanotecnologia Alberto Sousa, que vem com o tema “15 coisas que você nunca deve fazer com seu equipamento fotográfico”.
Além das palestras e exposições, a Cidade da Fotografia ainda irá trazer uma ampla estrutura com brinquedoteca e oficinas fotográficas para as crianças, desfile de moda fotográfico, museu da fotografia e, claro, a grande festa de premiação – momento que será revelado e entregue as estatuetas para as 20 melhores imagens selecionadas no concurso deste ano. Outras novidades deste ano é o Espaço Gourmet, que além de shows com diferentes bandas brasilienses, contará também com a presença do Slow Food Cerrado, Fic Brasile (Federação Italiana de Cozinheiros), entre outros menus preparados por diferentes chefes e ainda artesanato e paisagismo.
Por ser um evento fotográfico, é necessário um cadastramento que poderá ser realizado no site https://brasiliaphotoexpo.com.br/. A Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo ocorre entre 15 a 18 de novembro, das 10h às 22h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães de Brasília. A entrada é gratuita e a faixa etária é livre.

Horário de funcionamento:
Festival Internacional de Brasília
Data: 15,16, 17 e 18 de novembro
Foto: Raylanderson Rodrigues da Frota
Horários: Quinta: 12:00 as 22:00
Sexta e sábado: 10:00 às 22:00
Domingo: 10:00 às 21:00
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília.



CIMAMS: RETENÇÃO de RECURSOS PAUTA ENCONTRO COM MP

RETENÇÃO DE RECURSOS POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO É RECHAÇADA PELO MP

O coordenador das Promotorias do Patrimônio Público do Norte de Minas Gerais, Paulo Vinícius, recebeu na manhã desta sexta-feira 09/11, da comissão formada por cinco procuradores do Norte de Minas, e três prefeitos dos municípios de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal; de Jaíba, Reginaldo Silva; e de Guaraciama, Rafael Veloso, um manifesto que informa as ações que serão tomadas nos municípios para o enfrentamento da crise financeira. 

Os membros da comissão e o presidente do Cimams, Edmárcio Moura Leal, juntamente com os prefeitos presentes à reunião, comemoraram o compromisso feito pelo promotor Paulo Vinícius, de encaminhar aos representantes do Ministério Público (MP) da região a cópia do manifesto e ao mesmo tempo a Promotoria local para que possa ter uma maior abertura de diálogo com os gestores públicos municipais, diante da atual crise que leva a paralisação de alguns essenciais, assim como enxugamento da máquina.   

O presidente do CIMAMS, Edmárcio Moura Leal, fez um breve relato sobre atual situação em que os municípios da região vem enfrentando nos últimos meses, principalmente no período pós-eleitoral, onde a crise financeira se agravou ainda mais.  Informou ainda, que em algumas prefeituras o salário do funcionalismo está comprometido devido a retenção do repasse dos recursos oriundos do Governo do Estado, como a ICMS e Fundef. 

A comissão relatou que, assim como as prefeituras e o seus gestores são penalizados pela suspenção dos serviços básicos, tais como: saúde, educação, transporte escolar e outros, os procuradores e prefeitos querem que o Estado seja também, penalizado criminalmente pelo confisco dos recursos que são de direito dos municípios, através do Ministério Público. 

O Promotor de Justiça revelou que acha um absurdo a atitude do Governo do Estado com os municípios e que o mesmo tem que ser responsabilizado. Diante dos fatos expostos pelos procuradores e prefeitos, se dispôs a acompanhar os trabalhos da comissão de procuradores, contribuindo com seu conhecimento jurídico e amparo legal para as ações propostas.
 
Além disso, Paulo Vinícius propôs uma reunião na próxima semana entre a comissão de procuradores municipais do Norte de Minas e o Procurador Geral do Ministério Público do Estado de Minas Gerais para entrega do Manifesto e proposição de ações imediatas em conjunto com os municípios, em reunião que acontecerá em Belo Horizonte. 

Arthur Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, sexta-feira, 9 de novembro, de 2018