ATRAÇÃO À PARTE
Loja de artesanato é destaque entre consumidores de arte
Texto e Fotos: Márcia Vieira
Elias de Deus Duarte é artesão, natural de Grão Mogol, e reconhece o que é um bom trabalho. Passando pela parte histórica da cidade foi atraído por uma namoradeira que repousa na janela do Sobrado Versiani-Maurício, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura. “Eu trabalho com argila e não pude deixar de notar a peça quando passei por aqui. Sou um apaixonado por artesanato e meus olhos buscam o que é bonito”, diz referindo-se às diversas peças distribuídas numa sala do primeiro andar do casarão. É ali que ficam expostos os trabalhos confeccionados pelos artistas da Casa do Artesão.
Ao entrar, Elias ficou ainda mais surpreso e se emocionou ao ver um pote, objeto que guarda na memória afetiva. “Isso aqui me traz de volta à tenra idade. Os potes tinham diversas utilidades e lembram os nossos antepassados. Hoje em dia, todos os utensílios são à base de plástico ou de alumínio, materiais que prejudicam a saúde. No entanto, a natureza esta aí, exuberante, nos oferecendo várias alternativas”, explica ele, que tem preferência pelas peças rudimentares.
Foi justamente isso que levou ao espaço nesta tarde, o psicólogo Danilo Lisboa: “Procuro uma peça para presentear os conferencistas do nosso seminário, que começa hoje. Quero algo que caracterize bem a região”. A intenção de Lisboa era encontrar um objeto que fortaleça os aspectos culturais e a formação dos profissionais do setor na região. Depois de apreciar os trabalhos, Danilo optou por um prato com suporte, cuja pintura retrata a Igreja dos Morrinhos, de arquitetura muito apreciada por artistas, moradores e turistas. O presente será ofertado a uma psicóloga do Rio de Janeiro.
As peças são vendidas a preços acessíveis, de acordo com avaliação dos próprios consumidores. “Este espaço é muito importante, o preço é justo e a loja tem fácil localização”, encerra Danilo.
Serviço:
Loja de Artesanato de Montes Claros e Região
Endereço: Secretaria Municipal de Cultura
Rua Cel. Celestino, 99- Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.