segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA: Exposição VIDA ROSA foi lançada em M. Claros

OUTUBRO ROSA

Exposição Vida Rosa foi lançada em Montes Claros


Foi lançada nesta sexta-feira, 10, a Exposição Itinerante Vida Rosa, no Ibituruna Center Shopping. A exposição retrata mulheres atendidas pelo Projeto de Extensão Vida Presente da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. “O projeto existe há nove anos e busca melhorar a autoestima e bem-estar das mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A exposição tem como objetivo mostrar às mulheres e seus familiares, o quanto existe vida e alegria após a trajetória de um tratamento para o câncer de mama. Partindo desse princípio, alertar a todos a necessidade da prevenção, pois um diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento”, disse a professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora do projeto. Vida Rosa contou com produção de Giu Martins, proprietário da Agência Quality Modelse 65 fotografias de Andrey Botelho.
O lançamento contou com presença de autoridades, imprensa, as madrinhas da Campanha Outubro Rosa, Rosângela Alves Mendes, Nágila Almeida e Márcia Vieira Yellow, convidados e as mulheres do projeto Vida Presente. A diarista Valdívia Gonçalves dos Santos é uma delas e fala de como enfrentou a doença com apoio das colegas. “Quando eu descobri a doença foi assim um choque muito grande, mas depois que dei início ao tratamento foi uma descoberta de uma nova vida. Eu retirei a mama esquerda e fiz a reconstrução o ano passado. Com a ajuda do projeto e das amigas, eu consegui vencer a doença. Foi preciso ter um câncer para que eu pudesse reaprender a viver.”
A madrinha da campanha, Nágila Almeida fala da importância do cuidado e prevenção. “Já acompanho a causa da prevenção contra o câncer, através do Projeto Presente e infelizmente as pessoas acreditam que a doença está muito distante delas, que nunca vai acontecer só que todos nós somos passíveis de ter um dia essa doença. Saúde não é cuidar, saúde é prevenir. Assim fica o recado para que as pessoas façam a mamografia e possam viver o seu futuro feliz e cada vez mais rosa e que se vierem a ter um diagnóstico positivo possa saber que tem ajuda e que pode ser curado”.
A exposição permanecerá no Ibituruna Center Shopping até o dia 16 de outubro, do dia 20 até  25/10 no hall da Prefeitura de Montes Claros e de 27 à 31/10 estará no Montes Claros Shopping .O evento faz parte da programação oficial da campanha Outubro Rosa de Montes Claros

Campanha

Há três anos, a SESMG, para efetivar a campanha de prevenção e controle do câncer de mama abraçou a proposta mundial e que tem resultado em incontáveis avanços como ampliação da faixa de rastreio a mulheres situadas na faixa etária de 40 a 69 anos, evidência confirmada no aumento no número de mamografias realizadas, melhoria de acesso ao tratamento, tendo-se a certeza de que o mesmo será realizado no máximo em 30 dias, a contar da data do diagnóstico da doença; facilidade de acesso à mamografia e também a autonomia da mulher para marcar o próprio exame em unidade credenciada pelo SUS, ou realiza-lo em uma das 10 unidades móveis que percorrem localidades onde não há mamógrafos e, nesse ano, a expectativa é de que sejam realizadas cerca de cem mil mamografias. Além de todos os avanços a partir de agora Minas oferece também incentivo de R$2.5 milhões ano para a ultrassonografia para mulheres com BIRADS 0 (zero), fechando, assim, o ciclo dos exames.
A campanha Outubro Rosa tem realização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional de Minas Gerais e da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros - SRS e apoio: Academia Atlhética, Associação de Indústria e Comércio de Montes Claros – ACI, Associação Presente de Apoio ao Paciente com Câncer Padre Joãozinho, Azul Linhas Áreas, Avon Cosméticos, Canal 20, 7º Batalhão de Bombeiros Militar, COTEMINAS, Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc, Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE, Hospital Dilson Godinho, Hospital  Aroldo Tourinho – HAT, Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF, Hospital Santa Casa de Montes Claros, Ibituruna Center Shopping, Rede Inter TV Grande Minas, Jornal de Notícias, Jornal Gazeta Norte Mineira, Jornal O Norte de Minas, Blog Let´s GoMary Key Cosméticos, Montes Claros Shopping Center, Prefeitura Municipal de Montes Claros, Santa Casa de Montes Claros, Programa Revista Geraes, Programa Municipal Saúde da Mulher, Rádios Educadora AM, Transamérica FM e Itatiaia FM, Revista Tempo, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Acompanhe a cobertura completa da Campanha no site:www.saude.mg.gov.br/outubrorosa.

Texto: Bia Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.