segunda-feira, 30 de março de 2015

PARABÉNS PRA....OS VIEIRAS

PARABÉNS PRA....OS VIEIRAS

IGOR MENDES VIEIRA- TROFÉU BOLA CHEIA- HANDEBOL MASCULINO





















HERBERTH HALLEY VIEIRA ANTUNES- TROFÉU BOLA CHEIA- TREINADOR FUTSAL- CAMPEÃO ESTADUAL JEMG

domingo, 29 de março de 2015

LUTO no JORNALISMO: BEATRIZ THIELMANN

Jornalista Beatriz Thielmann morre aos 63 anos

Repórter da Globo lutava contra um câncer. Beatriz tinha mais de 30 anos de carreira

 postado em 29/03/2015 19:21 / atualizado em 29/03/2015 19:26
 Diário de Pernambuco


Morre aos 63 anos a jornalista Beatriz Thielmann, neste domingo (29), em São Paulo, após luta contra um câncer. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Beatriz tinha mais de 30 anos de carreira e trabalhou na TV Globo com apresentadora dos telejornais Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter e GloboNews. Ela deixa dois filhos.

A jornalista Beatriz Helena Monteiro da Silva Thielmann cobriu importantes acontecimentos do país, e ao longo dos anos, se dividiu entre as áreas de cidade, economia e política. Ela foi a primeira repórter da Globo a entrevistar Fidel Castro, em 1987. Também participou da cobertura da eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro.


Ela ainda escreveu o livro De mulheres para mulheres (2003), com a médica Odilza Vidal. A obra conta novidades da medicina para mulheres acima dos 40 anos. No cinema, dirigiu e roteirizou dois documentários: O Bicho Dá. O Bicho Toma (2005), e Vento Bravo, em 2007, sobre a história de Edu Lobo.

Há informações de que o corpo será levado para o Rio de Janeiro, onde será velado e cremado.


UM GRANDE ENCONTRO!

UM GRANDE ENCONTRO!

PAULINHO  e IRMÃ GUIDO. Boas histórias e um registro deste belo momento de 2015.




DOMINGO de RAMOS

DOMINGO de RAMOS.....

O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus em 
Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da 
humildade – e aclamado pelo povo simples, que o 
aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. 




FOTOS: ALBERTO SENA
CENÁRIO: PRESÉPIO NATURAL MÃOS de DEUS, EM GRÃO MOGOL-MG


Da FOTOGRAFIA....

Da FOTOGRAFIA......


Extraído do site: A Notícia

#VerãoSC06/03/2015 | 06h01

Conheça histórias de fotos especiais e que expressam o verão

Para muitos profissionais, estação é uma das preferidas para bons cliques

Conheça histórias de fotos especiais e que expressam o verão Felipe Carneiro/Agencia RBS
Feita sem pretensão, foto da cavalgada na poraia do Rosa rendeu capa da Revista de VerãoFoto: Felipe Carneiro / Agencia RBS
Marjorie Basso
Sebastião Salgado, Jr Duran, Henry Cartier Bresson, Robert Capa, Annie Leibovitz. São vários os fotógrafos proeminentes mundialmente e suas especialidades. Há os que lidam como ninguém com a dor, retratando composições de guerras, miséria e desesperança como maestros que regem uma orquestra de caos. Mas há também aqueles peritos em enaltecer a beleza de celebridades, paisagens, momentos e, é claro, o verão.
Para muitos amantes da fotografia, o verão é a melhor época do ano para fotografar. É quando as cores tomam conta das ruas, há vida e alegria em todas as praias, parques e esquinas.
Nesta última edição da temporada da Revista de Verão, destacamos cliques que tem tudo a ver com a estação. Confira a seguir como foram pensadas e feitas algumas das mais belas fotos que refletem o verão, além de dicas para aprimorar cliques.

PACIÊNCIA
O sol laranja se pondo no horizonte e cavalos estalando suas fechaduras sobre a areia branquíssima. A imagem de atmosfera marroquina é na verdade um clique despretensioso de uma cavalgada da praia do Rosa, em Imbituba.
Feita sem essa intenção inicial, a fotografia foi capa de uma edição da Revista de Verão há três temporadas e se tornou o xodó de seu autor e até de colegas. Quando a imagem foi publicada não faltaram elogios exaltados.
Felipe Carneiro, 35 anos, é antes de qualquer outra coisa um entusiasta da fotografia. Tem nela sua profissão há uma década e meia, mas faz porque gosta e acha que tem a obrigação de fazer bem, muito bem.
Ao mesmo tempo em que é um obstinado, é um fotógrafo de fala mansa e crê na paciência. Esperar o momento certo, segundo ele, é o primordial para fazer uma foto excelente ao ar livre.
Foi o que ocorreu durante a cavalgada no Rosa. O passeio já deveria ter terminado, mas o grupo continuou sacolejando para que ele pudesse garantir uma foto boa. Não precisava ser excelente, apenas boa.
Quando chegou a Imbituba a equipe da revista sequer imaginava que iria fazer matéria sobre o passeio. Foram aos poucos descobrindo os atrativos da região e a cavalgada surgiu como um deles.
— Eu saia a cavalo na frente e ficava esperando para fotografar o restante do grupo. Mas àquela altura o sol já estava se pondo e eu não queria fazer um contraluz (quando apenas a silhueta das pessoas aparece) — lembra.
Felipe recorreu mais um pouquinho à boa e velha paciência e eis que uma verdadeira tela se formou. Tudo estava devidamente encaixado e o sol ainda contribuía.
— Comecei a pirar naquela imagem, uma coisa meio Marrocos, e saiu — sorri.
Além de cores e contrastes, a foto tem o que Felipe diz ser imprescindível para imagens de paisagem, "um elemento humano" para dimensionar o local.
— Aprendi isso com um editor de foto. Uma árvore pode ter vários tamanhos, mas pessoas são sempre pessoas. Com gente em uma imagem você terá total noção do tamanho de cada elemento — explica.
LUZ
Mais que paciência, porém, fotografia também é muita pesquisa e treino. O principal objeto de estudos dos fotógrafos profissionais e algo que deve ser amplamente dominado é iluminação. Saber ler um cenário conforme a luminosidade é o principal da foto.
Hoje, com esse olhar treinado, fotógrafos procuram fazer imagens externas nos melhores horários do dia. Claro que nem sempre isso é possível.
Em uma foto recente para revista Donna, Felipe precisou driblar o sol do meio-dia incidindo diretamente sobre a modelo. A solução foi usar um rebatedor. O resultado foi uma imagem que parece ter sido capturada nas primeiras horas da manhã.
— Fotografia é o mínimo de dom, o mínimo de arte e muita pesquisa e estudo — sintetiza.
Claro que assim como em outras profissões, os fotógrafos contam um pouco com a sorte ou não. Há ocasiões em que o flash disparado pelo concorrente, por exemplo, coopera com a imagem capturada.
Em outras, o fotógrafo deixa de captar uma paisagem que em determinado dia estava perfeita e perde a foto:
— Isso me aconteceu há uns 10 anos. Na hora não havia como parar para fazer a foto. Fiquei voltando ao mesmo lugar no mesmo horário até um ano depois e nunca consegui aquela cena — lamenta Felipe.
RESGATE DO PB


Os primeiros experimentos em fotografia datam do século 11. Mas foi só em meados de 1800 que começaram de fato as primeiras impressões de imagens captadas por meio de câmara escura. Quando surgiu, próxima do que viria a se tornar, a foto era em preto e branco. Muitas décadas se passariam até que fosse lançado o filme colorido.
Os avanços foram infinitos nesse aspecto, com filmes que prometiam cores mais vibrantes até chegar a fotografia digital e o uso de filtros e edição para realçar as cores. Ainda assim, a fotografia PB tem entusiastas que veem nela mais poesia. Sebastião Salgado é um dos adeptos mais famosos do gênero.
Com 20 anos de profissão, Charles Guerra é um fotojornalista que gosta de pensar em preto e branco. Seus cliques favoritos inclusive foram feitos em cores e depois transformados:
— É um desafio para quem fotografa. Ler as luzes, conseguir saber onde você enxerga a luz da foto e ter todos os contornos e contrastes que se busca a ponto de conseguir transformar uma foto em PB.
Esse olhar é algo que precisa ser aprimorado com o tempo. Guerra comenta que quando olha para uma imagem já começa a desenhá-la mentalmente, em 80% dos casos em preto e branco.
Uma de suas fotos favoritas foi feita na praia de Jurerê em 2013. Detalha a leveza de uma artista do Cirque du Soleil em férias na cidade que aproveitou para treinar saltos na beira do mar.
— A luz permitiu ter essa dimensão de preto, branco e cinza importante para quando se quer transformar uma imagem em preto e branco.

RECEBIDO.....de um amigo.....

RECEBIDO 

de UM AMIGO, um POEMA  do SAULO RAMOS. Vale a pena transcrever. ESPETACULAR! Obrigada!!

A memória do que fui
sem a consciência de o ter sido
a memória dos dias
em que sorri e esperei
a memória sem lembrança
do princípio
quero-a em minhas mãos
para ver como se comporta
esse animal raro: o resumo do que sou.

NÃO DISPENSO - II.....

NÃO DISPENSO -II....

BOA COMPANHIA e CALDO DE MILHO. DELICIOSO!!!!

Com PEDRO e PONCIANO em GLAUCILÂNDIA




NÃO DISPENSO.....

NÃO DISPENSO...

....uma bela vista!!!!


HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....

Lembrar JESSÉ, um cantor que eu amo, cantando em inglês, sob pseudônimo de TONY STEVENS, ou em português. JESSÉ faleceu em 29/03/1993, de acidente automobilístico, quando retornava de um show.O Brasil perdeu uma de suas grandes vozes. Inesquecível!




sábado, 28 de março de 2015

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO



Respeito até o fim, ainda que se perca tudo pelo caminho

Mara Narciso



Todo mundo quer escrever sobre o recente livro de Glorinha, acadêmica da Academia Montesclarense de Letras, Maria da Glória Caxito Mameluque, e sua filha Christina Mameluque Lúcio, co-autora, embalados pelos furtos do Mal de Alzheimer e agarrado na desnudada coragem das autoras. Elas vêm a público explicar como têm enfrentado, e quais os recursos utilizados no convívio com essa demência senil, que vai levando o espírito pouco a pouco, deixando o físico, ainda que este também se deteriore rapidamente. É fácil se enternecer com o desamparo de uma criança, mas ficar condoído por um idoso zanzando pela casa, repetindo uma pergunta, tendo comportamentos inadequados, é preciso, alertam as autoras, esposa e filha de Pedro Mameluque Mota, afetado pela doença, de bastante amor. Paciência é necessário, porém insuficiente.
O primeiro capítulo é comovente. Resume as sutis alterações imperceptíveis, notadas no retrospecto, até mudanças mais graves, mentais e de comportamento, e as dificuldades da marcha e equilíbrio, arrancando lágrimas. Enxerga-se Pedro desaparecendo, indo embora, enquanto deixa saudades do que foi, do que fez e do quanto é duro vê-lo partir em vida, um pouco mais a cada dia. É dramático, é dolorido, potencializando, pela desconstrução da vítima, também o desmoronamento da família. Os fortes resistem, e a família de Glorinha resistiu. Ela fala das alterações de memória, as mais conhecidas, mas também das flutuações no humor, fala e compreensão, e das dificuldades de locomoção. Na opinião de Glorinha, ao contrário do câncer, deve-se ocultar do afetado a sua condição, pois não interfere na evolução da doença e em nada poderá ajudar em seu inexorável curso. O diagnóstico é clínico, e apenas a autópsia poderá dar o laudo definitivo. Os remédios são paliativos, e tentam retardar a evolução do mal.
A nobre intenção das autoras é reduzir o medo, o preconceito, e contribuir com sugestões de como cuidar e aceitar a perda irremediável do ente querido, que pode viver por muitos anos com esta doença degenerativa. A história corre despejando emoção, pingando corajosas lágrimas, lavando a alma das autoras, dando apertos no coração de quem lê. Toda a família se envolve nos cuidados, impondo a verdade de que o amor tudo suporta, ainda que afogado por desespero e desalento momentâneos. A família optou por organizar a vida em torno da doença do marido, pai e sogro, para lhe dar uma vida digna em todos os sentidos. A tônica dos cuidados é respeitá-lo, sem contrariá-lo e nem tratá-lo como criança. No começo levando-o às viagens, pois a família já viajou muito, e, depois de oito anos, segue uma rotina, buscando inseri-lo dentro do possível, em algum contato social. A casa foi reestruturada, o casal se mudou para o térreo, a filha Christina com o marido Lúcio e o filho Fernão mudaram-se para lá. Um apoio indispensável agora. Glorinha, diante da impossibilidade do marido dirigir, voltou a fazê-lo.
Christina faz seu relato de filha, sendo admirável seu equilíbrio, suas ações, sua paciência.  O apoio é total, numa narrativa amorosa e sincera. Mostra, sem escancarar, seus cuidados e atenção ao pai, pessoa de modos gentis e discretos, mesmo doente. Dedicada, abre mão do próprio conforto, para ajudar sua família montada sobre valores cristãos. Os quatro filhos de Glorinha e Pedro, Gustavo, Leopoldo, Christina e Patrícia apresentam suas visões e contribuições no tratamento daquele homem generoso, que foi prefeito de São Francisco por duas vezes, e trabalhou como advogado por mais de 50 anos, recebendo homenagens pelo trabalho junto às famílias e aos encarcerados.
Destaco o relato de Jorge Lúcio, seu genro, que foi de uma sinceridade constrangedora, de tão bela. Como é bonito ver pessoas que se respeitam, que se amam, que reúnem esforços na dor, para se manter de pé, de forma equilibrada. Sei que há momentos de se descabelar, de se revoltar, de impacientar-se. De mãos dadas, pode-se ir muito longe, e com mais segurança do que quando se vai só. Nisso, agarrados uns aos outros, e pisando no alicerce de concreto forte, a família construída por esse casal Glória e Pedro, torna possível, se não mudar o desfecho, ladrilhar com flores o pedregoso caminho.
Glorinha Mameluque formou-se em três cursos superiores: enfermagem, direito e psicologia. Discreta, e com muitos livros publicados, sentia nela a auto-censura. Aqui, tal fato desaparece, mantendo seu estilo elegante, de mulher bem amada, revela tudo sem revelar demais. O lado penoso da higiene corporal, considerado o lado feio de qualquer doença, especialmente numa pessoa que, com o tempo, perde o controle do seu corpo, não foi ocultado.
Fiquei recompensada em ler o livro, útil, esclarecedor e tocante, com depoimentos dos que cercam Pedro, carinhosamente, além da sessão de fotos em que celebram a vida antes, e depois da doença, e mais a parte médica, com dados explicativos do mal. “Sabemos quem ele é: Convivendo com o Alzheimer”, conta muito mais do que a dor de uma família que perde seu pilar, sua referência, sua maior marca. Mostra uma história de amor. Parabéns à família Caxito Mameluque!
28 de março de 2015

sexta-feira, 27 de março de 2015

PAUSA para a GINÁSTICA!!!

PAUSA PARA A GINÁSTICA









ENCONTRO de PREFEITOS do NORTE de MINAS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

ENCONTRO de PREFEITOS do NORTE de MINAS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Acesse o link acima ou:

www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/mypage/foto

e veja todas as fotos do evento:

ELEIÇÃO AMM: ANTÔNIO JÚLIO recebe APOIO

ELEIÇÃO AMM 

ANTÔNIO JÚLIO recebe APOIO


ANTÔNIO JÚLIO, Prefeito de PARÁ de MINAS, esteve recentemente em Montes Claros e recebeu adesão de vários prefeitos do Norte de Minas. Foi recepcionado pelo Prefeito RUY MUNIZ, pela Deputada Federal RAQUEL MUNIZ, Secretário da SEDRU, TADEU MARTINS LEITE  e Vice-Prefeito ZÉ VICENTE. A eleição acontece em BH e ANTÔNIO JÚLIO é favorito.Na foto abaixo, o Prefeito de Para de Minas em visita à  Montes Claros:   

Da SÉRIE: SELFIE!!!

Da SÉRIE: SELFIE!!


Com o candidato a presidência da AMM (ASSOCIAÇÃO MINEIRA  de MUNICÍPIOS), Prefeito de PARÁ  de MINAS, ANTÔNIO JÚLIO!
A  eleição acontece no próximo dia 31 de março, na sede da AMM  em BH. ANTÔNIO JÚLIO é favorito e conta com importantes apoios políticos.
Boa sorte, Prefeito!



Da SÉRIE: DESFILES...

Da SÉRIE: DESFILES

Para ASCÂNIO MACEDO





Fotos: Dione Afonso

HOJE TEM: PÉROLAS para a ALMA

HOJE TEM: PÉROLAS para a ALMA
Com EROS BIONDINI
19h30- na ASSOCIAÇÃO PRESENTE
Rua Mangueira, 242- Canelas
ENTRADA FRANCA

Imagem inline 1

PREFEITURA x COPASA

PREFEITURA x COPASA

NOTA SOBRE JULGAMENTO DE RECURSO DA COPASA

Em setembro de 2014 o município de Montes Claros declarou inválida a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à Copasa. A decisão foi tomada após conclusão de processo administrativo (que assegurou ampla defesa à Copasa) conduzido pela Procuradoria Geral do Município que constatou irregularidades contratuais e de descumprimento de contrato. Entre as irregularidades estava o II termo aditivo de 1998, que renovou, sem licitação, a concessão dada em 1974. Portanto, o fim da prestação de serviços seria em 2004, quando um novo processo licitatório deveria ter sido realizado.

A Copasa deu entrada com um recurso judicial, junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), buscando a suspensão da decisão do município.

Nesta quinta-feira, 26, a Câmara Civil do TJMG julgou improcedente o recurso. A decisão foi proferida em agravo de instrumento, e o relator do processo, o desembargador Jair Verão, considerou, com base na Constituição Federal e na Lei 8.987/95, que é indispensável a realização de processo licitatório no caso em questão. A decisão do relator foi acompanhada de forma unânime pelos demais membros da 3ª Câmara Civil, desembargadora Albergaria Costa e o desembargador José Antônio Baía Borges.

Dessa forma, a decisão do município continua válida. A Prefeitura de Montes Claros já está elaborando o processo licitatório para a seleção da empresa que vai assumir os serviços.

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE...

CIRCO, arte que reúne diversas especialidades/atrações em espetáculo coletivo. Quem não ama o circo, não é? A história do circo no Brasil tem início com a chegada de famílias europeias, que se agrupavam e se manifestavam em interpretações teatrais, despertando a curiosidade e o interesse do povo. As companhias viajavam pelas cidades e adaptavam seus espetáculos ao gosto do público.  Atualmente o circo vem ganhando uma nova linguagem, que mistura o tradicional à cenas mais modernas. Dessa nova safra, o mais conhecido sem dúvida é o Cirque du Soleil. Tradicional ou moderno, o circo é sempre fascinante.  Rita Lee compôs uma música linda retratando o universo circense. Apreciem "O CIrco". É linda! Vale ouvir até o final, que termina com uma voz infantil indagando: "mamãe, palhaço chora?"




MEIO PASSE ESTUDANTIL: FÁCIL E RÁPIDO

Solicitação do Meio Passe Estudantil é fácil e rápida
Texto: Attilio Faggi Jr.

Antiga reivindicação do movimento estudantil de Montes Claros, o meio-passe é um sonho que se tornou realidade e beneficia, atualmente, 4.342 estudantes, que têm direito a 50% de desconto nas tarifas dos coletivos urbanos no trajeto correspondente ao percurso diário de ida e volta entre a residência e a instituição de ensino. No site da Prefeitura de Montes Claros é possível visualizar o número de estudantes que usufruem do benefício do Meio Passe, assim como nome e instituição de ensino em que o estudante está matriculado.
O órgão da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura responsável por conceder o benefício é a Diretoria de Juventude. Qualquer estudante pode solicitar o meio passe, mas terá prioridade para a concessão do benefício aquele mais carente, ou seja, aquele cuja família seja beneficiária de programa social ou que seja, ele mesmo, beneficiário de sistema de reservas de vagas em instituições de ensino público e que comprove carência.
A Diretoria de Juventude convoca os beneficiários do Cartão Meio Passe Estudantil para realizar a atualização de seus dados no início de cada semestre letivo. Como o benefício deve ser usado apenas no trajeto casa-escola-casa, ao fim de cada semestre o cartão é bloqueado. Para realizar o recadastramento é muito fácil, basta comparecer à Diretoria de Juventude (localizada no Centro Cultural Hermes de Paula - Praça da Matriz, nº 32, Centro), de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, com a documentação necessária para continuar usufruindo do benefício.
Para o recadastramento são exigidos os seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF, Cartão Meio Passe Estudantil, declaração de frequência da instituição de ensino e comprovante de residência. É interessante ressaltar que a renovação do documento de alunos menores de idade somente poderá ser realizada pelos pais ou responsáveis. A solicitação do benefício, por sua vez, pode ser realizada em qualquer época do ano e, além dos documentos exigidos para o recadastramento, ainda deve-se preencher o formulário socioeconômico.
Através do link http://www.montesclaros.mg.gov.br/meiopasse/index.htm é possível saber mais sobre a solicitação do benefício, a atualização dos dados cadastrais e a relação de beneficiados. Mais informações: 3229-3457.

UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA....


Foi inaugurado nesta manhã, o Núcleo do Programa Viva Vôlei no campus da Unimontes. O projeto desenvolvido pela CBV, FMV e município, atenderá até 120 crianças e jovens entre 7 e 14 anos que moram nos bairros próximos à Universidade - além de filhos de servidores. Os acadêmicos do curso de Educação Física poderão atuar como monitores. O time profissional de vôlei da cidade acompanhou os trabalhos.

FOTO: Christiano Jilvan
 Ascom - Assessoria de Comunicação Social

(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113 

quinta-feira, 26 de março de 2015

LUTO: NEIDSON CUSTÓDIO

LUTO: NEIDSON CUSTÓDIO

Faleceu hoje o ex-atleta do Ateneu, NEIDSON CUSTÓDIO(apelido GARRINCHA), filho da Dona Albertina do Ateneu. O ex-atleta se locomovia em uma cadeira de rodas, em razão de um diabetes, enfermidade que o levou nesta quinta-feira. O corpo está sendo velado na Funerária Avelar e o sepultamento está marcado para a manhã desta sexta-feira, antes das 10h.Em 2013, Neidson foi um dos agraciados com o troféu Bola-Cheia.



ADEMIR  acompanhando o primo NEIDSON(GARRINCHA) no evento Bola-Cheia em 2013


ACADEMIA FEMININA de LETRAS- REUNIÃO e LANÇAMENTO - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

ACADEMIA FEMININA de LETRAS- REUNIÃO e LANÇAMENTO - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Acesse o link acima ou:

www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/mypage/foto

e veja todas as fotos do evento

  

RELAX- SAUDÁVEL e NECESSÁRIO!!!!

RELAX- SAUDÁVEL  e NECESSÁRIO

MINUTO DE RELAXAMENTO NO SERVIÇO: NÃO TEM PREÇO!!
Obrigada, CELSO!!!




ACI CONVIDA....

ACI  CONVIDA....

Lançamento da 20° FENICS- Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros.

 O blog agradece e parabeniza a equipe ACI por mais uma realização!


TRÊS MOCINHOS ELEGANTES.....

TRÊS MOCINHOS ELEGANTES...







NÃO ERA REPORTAGEM....

NÃO ERA REPORTAGEM.....

Não, não estávamos ali por uma reportagem. Foi apenas um encontro casual, num dia qualquer. Claro que o registro não poderia faltar. 

Marlene, Nairlan, Rubens, Márcia, Kennedy






PLANO DIRETOR NORTEARÁ CRESCIMENTO da CIDADE

Plano Diretor norteará crescimento de Montes Claros

Texto: Attilio Faggi Jr.

Como deve crescer a cidade? Qual a qualidade de vida que queremos? São perguntas que podem encontrar respostas no Plano Diretor de Montes Claros. Para quem não está familiarizado com o termo, Plano Diretor é um instrumento básico para de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados, segundo a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Desta forma, durante a reunião ordinária mensal do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, realizada na sala de reuniões do Executivo municipal, foi apresentado um apanhado daquilo que já foi desenvolvido para a confecção do Plano Diretor de Montes Claros.
O primeiro Plano Diretor de Montes Claros foi elaborado em 1954, enquanto o mais atual é de 2001 e foi adaptado da cidade de Belo Horizonte. Apesar de considerar que as cidades têm problemas semelhantes, o Ministério das Cidades determina em 10 anos o prazo de validade de um Plano Diretor.  
Desta forma, utilizando dados de georeferenciamento e geoprocessamento atuais e com a parceria de faculdades públicas e privadas instaladas em Montes Claros, e de instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura está elaborando um novo Plano Diretor que deverá ter um esboço colocado em discussão com a sociedade civil em uma audiência pública no final do mês de abril.
Entre os temas que serão abordados pelo Plano Diretor estão: saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, sistema viário, saneamento, uso e ocupação do solo, energia e iluminação pública, mobilidade urbana, patrimônio histórico, resíduos sólidos e tributação, além de outros assuntos que influenciam a vida das pessoas.

SE BEBER, NÃO DIRIJA...