Comida di Buteco: opção de entretenimento e geração de renda e emprego
Para valorizar a nossa cozinha de raiz e estimular a criatividade e a dedicação dos botecos participantes, além de atrair a curiosidade do público e imprensa, o Concurso Comida di Buteco, escolheu em 2015, o tema “Frutas”. E as delícias preparadas pelos botecos podem ser saboreadas, até o dia 3 de maio, nos 15 bares que estão na disputa pelo título de melhor petisco de Montes Claros.
Fruta é o nome vulgar dado aos frutos e pseudofrutos comestíveis de sabor adocicado.Trocando em miúdos, podemos dizer que toda fruta é um fruto mas nem todo fruto é fruta.
Mas por que esse tema? Escolhemos Frutas porque elas fazem parte do cardápio diário dos brasileiros; é um tema amplo, pois o país tem mais de 300 espécies de frutas; e versátil, abrindo um lvasto leque de opções de utilização. Trata-se de um tema com amplitude nacional e que também tem uma rica abordagem regional.
E o que a fruta, o boteco e o Comida di Buteco têm em comum? Um forte ícone de identidade brasileira. Regionalmente a fruta demarca características do lugar, assim como os botecos, em cada cidade traz influências étnicas, culturais , etc .
A fruticultura brasileira é uma atividade que promove a inclusão sócio econômica, assim como o Comida di Buteco promove no setor. Abrange grandes e pequenos produtores, gera renda e emprego .A fruta e a fruticultura tem semelhanças com alguns dos valores do Comida di Buteco: simplicidade, identidade, alegria, transformação, sensorialidade, brasilidade.
A regra geral continua valendo: o concurso é de petiscos, isto é, tiragosto para compartilhar. Quaisquer frutas, sejam elas brasileiras ou adotadas no Brasil, podem ser usadas como ingrediente convidado no Comida di Buteco 2015.
O atual campeão do Concurso,Thonnely Mendes da Silva, do Thom Bar, explica que o segredo para o sucesso é trabalhar com amor, determinação e gostar do que se faz.
Ele faz questão de dividir o sucesso com a mãe, que é a grande mentora das delícias que são oferecidas em seu bar. “Ela é o nosso porto seguro”, conta.
Thom, como é conhecido, explica que chega a vender uma média de 120 peticos por noite. E conta que no ano passado, na última semana, esse número chegou a 130 pedidos. E para dar conta de tanta procura, investiu mais de 20 mil reais em sua cozinha, que agora passou até por uma certificação e reforçou o quadro de funcionários contratando dois garçons e uma cozinheira.
Outro empresário que também investe e colhe os frutos que vem plantando é Pablo Junio. Ele conta que teve que reforçar o quadro de funcionários para dar conta dos pedidos. ,Junio e a esposa, Juliana Rocha, trabalham duro para atender da melhor forma possível os seus clientes.
“Não é fácil, mas estamos muito felizes em participar do Concurso Comida di Buteco. É um concurso sério e que nos faz trabalhar a imaginação. Para chegar ao prato que fizermos e que está concorrendo este ano, tivemos que fazer vários testes até chegar ao resultado esperado”, conta o empresário.
Um dos mais antigos participantes Antônio Geraldo de Souza Mangeira, o popular Mangueira, conta que participar do concurso é um prazer e explica que o concurso ajudou a realizar o sonho de comprar o seu espaço próprio e a concretizar um desejo antigo. “Devo muito ao concurso que nos colocou em evidência e nos ajudou a conseguir o nosso espaço próprio”, finaliza Mangueira.
Este ano, estão na disputa: Bar do Alan, Bar do Baixinho, Bar do Mangueira, Bar do Muci, Bar dos Amigos, Empório Canadá, Jurumas Bar, Pampulhas Sport Bar, Pettiscus Bar, Quintal Avenida, Rancho Mineiro, Sabor Mineiro, SerTão, Thom Bar e Universo do Beiju.
Comida di Buteco em números
èÍndices mensurados em 2014 (números apurados respectivos apenas aos 31 dias de concurso) referentes às 16 cidades participantes no ano:
· VOTOS: 400 MIL
· TIRA-GOSTOS VENDIDOS: 340 MIL
· EMPREGOS GERADOS: 3.900 MIL
· PESSOAS IMPACTADAS: 4 MILHÕES
· APROXIMADAMENTE 400 BOTECOS EM 16 CIDADES
Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
Cerveja Oficial: Brahma
Patrocinadores Nacionais:, Lays, Trident,.
Apoio: Doritos, Philadelphia Chandon
Parceiros:, Jornal de Notícias, Rádio Unimontes, Dubai Apart Hotel, Espaço Bela Tavolla, Prefeitura Municipal de Montes Claros, Senac, Abrasel.
Promoção: Inter TV Grande Minas
Apuração: Vox Populi.
Texto: Wesley Gonçalves-
Foto: Iara Veloso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.