Prefeitura conclui construção de praça em Vila Rica Calhau
Texto: Eduardo Brasil
Fotos: Wilson Medeiros
A Prefeitura de Montes Claros concluiu esta semana a construção da praça Bom Jesus, em Vila Rica Calhau, cumprindo mais uma etapa de seu projeto de urbanização de comunidades rurais. Moradores do lugarejo, localizado ao sul do município e próximo ao distrito de São João das Veredas, distante 50 quilômetros do centro da cidade, ressaltam a satisfação de assistirem ao fim de um velho problema que representava o terreno baldio localizado exatamente em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do local. Um deles é Noêmia das Graças Araújo Brito, responsável pela manutenção da Igreja e presidente da Associação de Moradores.
“Realmente era um terreno que nos dava muita preocupação. A gente procurava mantê-lo sempre limpo, mas só mesmo uma praça, bonita como esta, resolveria o problema”, diz ela, acrescentando que toda a comunidade se surpreendeu com o tempo gasto para sua construção. “Você pode ler ali na placa da obra que os serviços estavam previstos para serem concluídos em três meses. Demorou pouco mais de um mês e tudo ficou pronto”, festeja a líder comunitária.
LUGAR ESPECIAL
Noêmia Brito acrescenta que agora a população de Calhau, em torno de 50 famílias, terá um “lugar especial” para realizar suas festas tradicionais, entre elas a de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, e de Santo Antônio, em junho. “A Secretaria de Cultura, inclusive, já garantiu que nos ajudará para que a primeira festa na Praça Bom Jesus, a Festa de Santo Antônio, no dia 11 de junho, seja um sucesso. Vai até trazer quadrilhas juninas e uma banda de forró para animar o povo a noite toda”, informa Noêmia Brito, que mora ao lado da Igreja.
Para Milton Silva e Wesley Mendes, nascidos e criados em Vila Rica Calhau, a construção da praça é um “sonho realizado”. “Já fazia seis anos que a gente insistia nessa questão. Até que enfim as pessoas nos atenderam”, ressaltam os dois, que de passagem pela praça pararam para um rápido descanso. “Até pra isso a praça serve, né? Pra gente poder dar uma descansada tranquilamente”, acrescentam.
A praça Bom Jesus foi construída com recursos de R$ 68 mil, oriundos da prefeitura de Montes Claros e do governo de Minas Gerais, através de emenda do deputado e secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.