DEPUTADA RAQUEL MUNIZ(foto: Divulgação PSD) |
Para responsável por obra na 251,
recuperação melhorará trecho, mas revitalização total ainda é indispensável
Márcia Vieira
Montes Claros
19/07/2017 - 21h51 - Atualizado 22h00
A
diretoria da Construtora Vilasa, responsável pela recuperação da BR-251 visitou
a obra, cujo trecho de recuperação começa em Montes Claros e vai até o trevo de
Grão Mogol, totalizando 88km de pista. Com cerca de 11 mil veículos transitando
diariamente, a BR-251 chama atenção pelo alto índice de acidentes registrados e
recebeu o preocupante apelido de “Rodovia da Morte”.
ALBERTO SALUM (Foto Márcia Vieira) |
O investimento do Governo
Federal neste serviço é de R$38 milhões e até o momento, de 5 a 10% deste valor
já foi aplicado, de acordo com Alberto Salum. O prazo para entrega da obra é de
dois anos e mais três de manutenção, garantidos em contrato.
Com a conclusão do serviço, o
construtor garante que o problema será amenizado, mas que a intervenção tem
validade. “A recuperação é condizente, vai ficar muito boa, mas toda
intervenção tem data limite, não é eterna. Precisamos da duplicação”,
declara.
O representante do Departamento
Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Wainer Nether, acrescenta que
intervenção semelhante foi realizada de Grão Mogol a Salinas e que estudos
apontaram a redução significativa de 527 para 370 acidentes por ano. A
avaliação considerou os últimos cinco anos.
Entretanto,
Nether chama atenção para o fato de que a redução aconteceu apenas no que se
refere à quantidade, mas não à gravidade das ocorrências. “Com a pista
restaurada, a velocidade aumenta muito e os motoristas precisam redobrar os
cuidados para evitar a colisão frontal, que é fatal”, diz.
O Dnit
ainda informa que para evitar transtornos, o trecho mais carregado está
recebendo o serviço fora do horário de pico. “Para sair deste horário,
começamos às 9h da manhã e liberamos o trânsito às 16h, porque conseguimos por
meio de equipamento instalado na região do Clube Lagoa da Barra, classificar os
veículos e constatar qual o horário que tem o volume maior de tráfego”, disse.
Depois
deste horário, o trânsito é feito em meia pista, ora privilegiando uma, ora outra,
pra minimizar o incômodo. Para Wainer todas os esforços são feitos
principalmente em relação aos acidentes, porque envolve vidas, “mas os
prejuízos que os motoristas tem hoje, vão diminuir”, pontua.
Deputada vai trazer ministro
Foi aprovado na Câmara dos Deputados em Brasília, requerimento da Deputada Raquel Muniz, que pede a realização de mesa-redonda em Montes Claros, com foco na BR-251 e presença do Ministro dos Transportes, Maurício Quintela. Além das discussões, está prevista a visita técnica que mostrará ao ministro a necessidade da duplicação.
Para Raquel, a recuperação da
BR é importante e real, mas o sonho do Norte de Minas ainda é a duplicação.
Neste sentido, ela criou em 2015, a Frente Parlamentar pela Duplicação da
BR-251 e ganhou a adesão de vários parlamentares mineiros.
“A luta continua, o nosso sonho
vai se tornar realidade”, diz confiante. Wilson de Sá, motociclista que trafega
frequentemente pela BR, lamenta: "quantas vidas já se perderam neste
asfalto. A obra é importante, mas a duplicação, muito mais”. (M.V.)
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