OS PEQUENOS NEGÓCIOS NOS BAIRROS
(
* ) Luciano Meira
Há
mais de duas décadas, o comércio da cidade vem migrando para os bairros, graças
ao empenho e visão futurista dos empreendedores que apostam no desenvolvimento
fora do centro. A população tem o poder de escolha, e quando um morador decide
fazer suas compras num pequeno negócio, fortalece e impulsiona a economia local.
Numa
primeira fase, o crescimento da cidade se deu na forma horizontal, e hoje vem
apresentando maior crescimento no sentido vertical, com a construção de vários
edifícios tanto para a área residencial quanto comercial.
Montes
Claros conta com mais de 290 bairros distribuídos em 12 regionais, e que, há
muito tempo vem requerendo do município maior atenção. A movimentação
financeira das micro-empresas em Montes Claros representa setenta por cento do
PIB da cidade, por isso todos deveriam se importar com essa fatia do mercado.
O
Plano Diretor, aprovado na administração passada, no qual tivemos participação,
requer do município a definição das áreas comerciais e o planejamento do
perímetro, o qual já está estabelecido, no entanto, anda abandonado pela atual
administração.
Na
região Norte de Cidade, no Grande JK foram construídas mais de 5.000 moradias,
um grande mercado consumidor, mas se esqueceram de criar e organizar um centro
comercial adequado, deixando a população de mais de 30.000 pessoas, reféns do
improvável, sem saber onde fazer suas compras a um preço justo.
Bairros
como Major Prates, Maracanã e Independência transformaram avenidas em
referência dos seus negócios comerciais. Quando se opta por comprar bens e
serviços num estabelecimento do bairro, tem-se diversas vantagens, como
estimular o desenvolvimento local, ter menor perda de tempo e reduzir o
estresse no trânsito.
O
município precisa apoiar esse comércio, melhorar a segurança com a instalação
de Câmeras do Olho Vivo, colocar semáforos e pintar faixas de pedestres,
incentivar escolas, creches, postos de saúde e outras entidades a fazer compras
no local para o dinheiro circular pelo bairro, além de capacitar a mão de
obra existente.
Para
suprir a exigência de uma melhor qualificação da mão de obra, a cidade conta
com bom número de escolas profissionalizantes particulares. O Sistema S e o
Instituto Federal poderiam fazer uma revolução, criando mais 10.000 vagas-ano
para formar bons profissionais.
A
Região do Grande Maracanã tem grande volume de negócios na área de alimentos,
graças ao comércio intenso e a visão logística dos seus empreendedores. Foi
inaugurado recentemente um negócio arrojado, um centro médico num grande
edifício por lá.
Casos
de sucesso são notórios como certa rede comercial de medicamentos, que foi uma
das primeiras a ter essa visão estratégica nos bairros, criando em cada
regional uma sucursal da sua empresa.
Seguindo
esse exemplo, laboratórios de análises clínicas, que historicamente eram
estabelecidos apenas na área central, enxergaram o crescimento do mercado nos
bairros e já ocupam lugar de destaque. Os consultórios dentários também
apostaram nesse novo modelo de desenvolvimento e contam com uma excelente
clientela.
Assim, temos nos bairros uma
infra-estrutura comercial das melhores, e que nos surpreende a cada dia. Se
você é um desses empreendedores entusiasmados com o Futuro, apresente suas
sugestões de negócio, e sinta a ampliação dos seus lucros.
Autonomamente
e sem incentivos oficiais, Montes Claros, vai fortalecendo a sua economia
através da organização comercial nos bairros, porém, os órgãos públicos,
sobretudo a Prefeitura, precisam atentar às suas demandas.
(
* ) Consultor e Diretor da LD Consultoria
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