quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

REDE VOLUNTARIADO: terceiro SETOR recebe CAPACITAÇÃO

Entidades do Terceiro Setor recebem capacitação da Rede Voluntariado


            O Terceiro Setor cresce a cada dia na sociedade, porém, a maioria não possui as estratégias eficazes para angariar recursos. Neste contexto, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI e a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – ADENOR – reuniram, nessa terça-feira, 04, gestores de entidades filantrópicas em um Curso de Capacitação de Recursos.
Ao nivelar mais informações sobre gestão de projetos, as entidades, a partir de seus assessores, terão melhores chances de conseguirem recursos junto às empresas públicas e privadas. O curso de 8h/aula teve certificado e foi ministrado por Janaelle Neri, especialista em gestão de projetos. “Queremos fomentar nas instituições a capacidade de elaborar e captar recursos. A partir de uma assessoria continuada para ajudar na gestão do projeto, cada instituição poderá ter autonomia e não depender somente do poder público. É preciso começar a pensar na eficiência do terceiro setor”.
De acordo com Janaelle, “no Norte de Minas, 90% das entidades nunca fizeram projeto de captação de recursos. Na Zona Rural, este índice aumenta ainda mais. Os editais para captar recursos existem, mas não recebem propostas”.
Quem já investe nessa ferramenta está colhendo os frutos. Um dos participantes do curso, Jansen Santana, da Associação Paula Elizabete, conta que cerca de 60% dos recursos da entidade são provenientes de projetos. “Antes, dependíamos totalmente de recursos internacionais. Com esta mudança de postura, buscamos a sustentabilidade com parceiros de fomento, como o Banco do Brasil e Banco do Nordeste e estamos tendo êxito na aprovação dos projetos”.
Para Núria Font, presidente da Rede Voluntariado, o primeiro item para uma entidade filantrópica funcionar bem é ter o recurso financeiro. “Muitos gestores são despreparados tecnicamente, são pessoas que querem ajudar, são voluntárias, mas, não sabem elaborar projeto para captarem recursos. Esperamos que esta iniciativa da ACI e da ADENOR despertem mais pessoas para esta demanda, pois a sociedade só lembra do voluntariado em datas especiais e os assistidos têm necessidades o ano inteiro”.

Foto-legenda: Mônica Torquato, Núria Font, Janaelle Neri e Márcia Versiani, equipe que coordenou o Curso de Gestão em Projetos
Texto/Foto: Nágila Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.