PRAÇA DE ESPORTES ALIVIARÁ
TRÂNSITO EM MONTES
CLAROS
Texto: Girleno Alencar
A Praça de Esportes poderá ser usada
para aliviar o trânsito na área central em Montes Claros ,
inclusive recebendo duas estações de embarque e desembarque de usuários do
transporte coletivo urbano, para acabar com a saturação atual das praças Doutor
Carlos e Coronel Ribeiro. A presidente da Empresa Municipal de Trânsito e
Transportes (MCTrans), Ivana Colen Brandão, anunciou durante a reunião
promovida pelo Lions Clube Montes Claros Sertanejo que os estudos estão sendo
elaborados dentro do Projeto de Mobilidade Urbana, mas sem comprometer a área
histórica da Praça de Esportes, que será preservada integralmente.
Na abertura dos trabalhos, o
secretário municipal de Defesa Social, coronel reformado Franklim de Paula
Silveira relembrou que qualquer mudança na área de trânsito, principalmente no
hipercentro, é sempre polêmico e gerador de discussões, mas que a Prefeitura
está disposta a discutir os assuntos. O projeto de Mobilidade Urbana, liberado
pelo Ministério das Cidades, segundo ele, deverá ser implantado em fevereiro de
2015, em razão do ano eleitoral impedir receber recursos públicos.
O secretário Franklin de Paula
Silveira explicou que a criação da faixa exclusiva de ônibus criada na avenida
Geraldo Athayde teve 90% de aprovação e deu maior fluidez ao trânsito, levando
os motoristas a pedirem que a mesma medida seja levada a outras avenidas, como
a Cula Mangabeira. Ele lembra que Montes Claros tem 410 mil pessoas trafegando
durante o dia; 420 mil aos sábados e 430 mil a noite, quando as suas ruas foram
projetadas há mais de 20 anos para outra realidade.
A presidente da Empresa Municipal de
Trânsito e Transportes (MCTrans), Ivana Colen Brandão mostrou que um dos
maiores problemas atuais na área central de Montes Claros é que as praças
Doutor Carlos e Coronel Ribeiro não suportam mais o embarque e desembarque de
passageiros e por isto, estão programados novos pontos, como Praça de Esportes,
Rodoviária e Mercado. Anunciou que nas ruas transversais do centro, muitas ruas
receberão calçadas com piso tátil direcional para deficientes e ainda rampas de
acessibilidade, com as calçadas sendo alargadas. O estacionamento em muitas
delas deverá ser impedido.
Um dos pontos de estrangulamento da
cidade, a confluência das avenidas Deputado Esteves Rodrigues com João XXIII
será aliviado com o tamponamento de 260 metros do canal em frente ao Mercado
Municipal, impedindo que os motoristas cheguem até aquele cruzamento. Ela
lembra que propuseram a criação de
elevado na área, quando isto é
inadequado, pois estrangularia o trânsito na Praça de Esportes. Ivana Colen
alerta que a solução para a avenida João XXIII seria a construção do Anel
Rodoviário. A avenida receberá faixa exclusiva de ônibus e terá estacionamento
proibido até às 20 horas.
Algumas mudanças que foram
realizadas, segundo ela, aliviaram o trânsito na área central: a mudança de
direção na rua Coronel Antônio dos Anjos desestimulou o fluxo para o
hipercentro; o fechamento de quarteirão na rua São Francisco no fundo do
Shopping Popular; as prioridades nas várias esquinadas da rua Doutor Veloso. A
rua Lafetá, que é ponto de estrangulamento, terá proibido o estacionamento, mas
receberá calçadas largas.
As maiores mudanças serão na Praça
de Esportes, visando dar maior fluidez naquela parte da cidade. Isso inclui
usar uma parte daquela praça. Inclusive, está se estudando a utilização de
espaço daquele logradouro para integração humanizada das áreas de embarque e
desembarque nas avenidas Armênio Veloso e Padre Chico. Ivana Colen anunciou a
criação do Centro de Controle Operacional na MCTrans, onde a empresa estará
acompanhando todo fluxo dos ônibus do transporte coletivo urbano na cidade. No
caso dos estacionamentos particulares, ela lembra que o Plano Diretor propõe a
prioridade para o transporte coletivo e de pedestres, mas e a Lei de Uso e
Ocupação do Solo permite a criação deles, em situação que precisa ser
resolvida.
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