Saúde sem Limites alcança bons resultados no bairro Independência
Texto: ASCOM
Fotos: Wilson Medeiros
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação social Saúde sem Limites, realizada no último domingo, 9, nos bairros Independência e Nova Suíça, rendeu um bom saldo na promoção da saúde entre os moradores locais.
Durante o evento, que ocorreu na Estratégia de Saúde da Família (ESF), foram realizados exames médicos, consultas para triagem e encaminhamento para pequenas cirurgias, além de atividades recreativas e palestras educativas sobre tabagismo, alcoolismo, prevenção ao câncer, DST´s e hipertensão arterial.
A ação é uma iniciativa para diminuir a demanda reprimida que é verificada em algumas regiões do município. A ideia é que o evento se realize todos os meses em um local diferente, estando a próxima ação prevista para abril. Ao todo, 300 profissionais estão envolvidos no desenvolvimento das atividades.
Em um balanço final feito pela Secretaria de Saúde, foram realizados: 60 testes ergométricos; 67 consultas cardiológicas, 24 neurológicas, 16 dermatológicas e 15 ginecológicas; 40 pequenas cirurgias; 53 eletrocardiogramas; 35 ultrassonografias; 80 triagens oftalmológicas; 60 exames de mamografia; 617 aferições de pressão arterial; 20 aplicações de holter 24h e 259 exames de glicemia.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, a ação conseguiu atingir os objetivos no local. “Conseguimos zerar a demanda de algumas especialidades e de exames que aguardavam agendamento há mais de um ano. Alguns procedimentos cirúrgicos também foram marcados em parceria com a agenda dos hospitais. Ações como estas dão resultado e por isso serão levadas às demais regiões da cidade”, explicou.
A ação contou com a parceria de faculdades particulares, Centro de Controle de Zoonoses, Escola Municipal Maria de Lourdes, Hospital Dilson Godinho e Pronto Atendimento Alpheu de Quadros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.