DEU EM O ESTADÃO em 24/03/14
Exposição reúne mais de 400 peças de Zuzu Angel, estilista que combateu a ditadura
Ocupação no Itaú Cultural tem raridades como vídeo inédito de desfile-protesto realizado nos anos 1970 em Nova York
24 de março de 2014 | 20h 21
Durante o trabalho de pesquisa da Ocupação Zuzu Angel, que toma de assalto o Itaú Cultural em 1º de abril – data em que, ironicamente, o golpe militar de 1964 completa 50 anos –, uma das pesquisadoras encontrou uma latinha nos arquivos da TV Cultura. Sem etiqueta ou qualquer outra identificação, continha apenas os dizeres: Nova York, 1971. A pesquisadora, então, pediu para ver o material e o que ela suspeitava se confirmou.
Vestido bordado que estilista exibiu em seu desfile-protesto realizado em 1971Divulgação |
Tratava-se do lendário desfile-protesto que Zuzu Angel realizou na embaixada brasileira dos EUA em setembro daquele mesmo ano, auge da ditadura militar no País. “São quatro minutos de registros que a CBS americana fez na época, quando as matrizes mandavam para rádios e TVs do mundo todo, junto com LPs e programas de rádio prontos, reportagens... Era uma espécie de Canal 100 deles. A própria TV Cultura nunca usou o material. E agora vamos mostrar o vídeo pela primeira vez”, conta Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura sobre o desfile que simboliza a luta que Zuzu travou ao exigir seu direito de enterrar o filho Stuart Angel Jones, militante do grupo revolucionário MR-8,1, morto em junho do mesmo ano, sob tortura, no CISA (Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica.
Leia matéria completa aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.