Sustentabilidade do sistema construtivo é alternativa na construção civil
Nas últimas décadas, a alvenaria estrutural encontrou o seu espaço e consolidou-se no mercado brasileiro da construção como um sistema versátil e competitivo. Agora enfrenta novos desafios impostos pelo mercado, o que torna indispensável o diálogo e a busca por melhores soluções para este sistema construtivo. Para apresentar estes desafios e soluções, acontece nesta quarta-feira, 19 de novembro, em Montes Claros, o Seminário de Alvenaria Estrutural em Blocos de Concreto, no auditório da Fiemg, das 17h30 às 21h30, numa realização da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com apoio da Moldharte Alvenaria e Infraestrutura.
O evento vai debater o futuro do sistema construtivo e as estratégias para aumentar sua competitividade. Destinado à fabricantes de blocos de concreto, construtoras, engenheiros, arquitetos, professores e acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura, técnicos e profissionais da área, o seminário reunirá profissionais renomados para compartilhar conhecimentos com os participantes.
Na programação, as palestras “Mercado da construção no Brasil”, com o engenheiro Lincoln Raydan, gerente regional da ABCP/MG; “Melhores Práticas de Projeto”, com Flávio Nese, arquiteto com mestrado em tecnologia de construção de edifícios pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e gerente de projetos da Moldharte e “Planejamento, Execução e Controle de Obras”, com o engenheiro Arnoldo Wendler, consultor de alvenaria estrutural da ABCP.
Alvenaria estrutural é um sistema construtivo consolidado, utilizado em milhares de edificações desde os anos 80 no Brasil, com excelente desempenho, produzindo estruturas racionais e econômicas (em média 10 a 20 %) e consiste no emprego de blocos no papel de estrutura e vedação da construção. Não há necessidade de vigas nem pilares, evita desperdícios na obra e consequentemente é mais econômico.
Considerada uma aliada do desenvolvimento sustentável, a alvenaria estrutural é uma importante alternativa para a redução de impactos ambientes no mercado de construção civil imobiliário.
Parceira na realização do evento, a Moldharte Alvenaria e Infraestrutura atua neste segmento desde 2012, na fabricação de blocos de concreto (vedação, estrutural e peças complementares), tubos, meio-fio e peças sob encomenda, para pequenos e grandes consumidores e construtoras em Montes Claros e toda a região Norte de Minas Gerais. Todos os produtos da Moldharte são fabricados dentro dos mais rigorosos critérios e procedimentos técnicos para atendimento às necessidades de mercado e às normas da ABNT.
Para Flávio Nese, um dos palestrantes no seminário e gerente de projetos da Moldharte, os profissionais da construção civil devem priorizar a sustentabilidade já na concepção dos projetos de seus empreendimentos. “Nossa meta é disseminar para os participantes do seminário as vantagens da utilização do bloco de concreto. Alcançar eficiência com menor impacto ambiental e desenvolver ações de promoção de boas práticas dos sistemas construtivos. Nossa região é um futuro pólo de desenvolvimento para a implantação de empresas de produtos de construção civil. Nada melhor que nos prepararmos e nos qualificarmos para este futuro próximo.”
SERVIÇO
Seminário de Alvenaria Estrutural em Blocos de Concreto
19 de novembro
17h30 às 21h30
Auditório da Fiemg
Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 1489 – Vila Brasília
Mais informações:
(38) 3223-0721
Assessoria de imprensa
Ana Maria Barbosa Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.