terça-feira, 4 de novembro de 2014

MOBILIDADE URBANA- BRT começa a ser testado em MONTES CLAROS

Mobilidade Urbana
BRT começa a ser testado em Montes Claros
 
Texto: ASCOM
Foto: Wilson Medeiros e Márcia Vieira



Começam nesta quarta-feira, 5, os testes do BRT (Bus Rapid Transit) em Montes Claros. O veículo tem uma capacidade quase três vezes maior que as dos ônibus convencionais, podendo levar até 180 pessoas. O sistema já é adotado em diversas capitais e em algumas cidades de porte médio, como Uberlândia e Uberaba.
 
Nesta terça-feira foi realizada em Montes Claros a primeira viagem do veículo, que ficará em teste por 15 dias, período em que um estudo de viabilidade será feito, levando em consideração o deslocamento pelas ruas e a adesão dos passageiros.
 
O veículo em teste vai executar o transporte em várias linhas. De acordo com Henrique Sapori, diretor da Transmoc, concessionária que pretende investir no veículo, Montes Claros possui demanda suficiente para a implantação do sistema. “Acredito que o BRT é um ganho enorme para a população, que será beneficiada com um tempo menor de espera e maior agilidade no deslocamento”, disse.
 


Durante os 15 dias de testes será feito o planejamento das linhas viáveis para o BRT, além de um estudo para a construção de faixas preferenciais e terminais que comporão o sistema. Após a avaliação o BRT deverá ser implementado na cidade ainda no primeiro trimestre de 2015.
 
“Estamos investindo em mobilidade urbana para melhorar o trânsito da cidade. Este sistema é um dos mais modernos do mundo e estamos investindo para que o trânsito de Montes Claros não chegue ao caos presente nas capitais. Com agilidade no transporte público e o preço da tarifa mantido, um número maior de montes-clarenses deverá optar pelo transporte coletivo”, afirmou o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.