Licitações Públicas trazem oportunidades
de negócios
Curso capacita empresas para vender para órgãos
públicos e fomenta lucro
Cássio
Aquino conta que a empresa está sempre preparada para oportunidades de
contratos com organizações públicas
|
Diante da importância do processo licitatório nas
relações comerciais entre poder público e privado, a discussão dos temas do
evento com profissionais especialistas será diferencial no sucesso das
transações que envolvem Licitações Públicas. Dessa forma, com o objetivo de
aumentar a probabilidade de vitória em procedimentos de compras governamentais,
concorrências, tomadas de preços e pregões, a Agência de Desenvolvimento da
Região Norte de Minas – Adenor, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de
Montes Claros– CDL, realizará, no dia 30 de março, o Curso Como
Vender para Administração Pública.
O Curso visa aperfeiçoar os conhecimentos de
pessoas envolvidas no processo administrativo de licitação, em especial,
profissionais da iniciativa privada, advogados e estudantes. Com carga horária
8 horas, das 8h às 17h, será realizado na sala de treinamento da CDL. Os participantes
terão direito a material didático e certificado.
O economista Aloysio Vieira ressalta que “esta é
uma oportunidade interessante para as empresas, dentro da perspectiva do
potencial cliente em que se constitui uma prefeitura municipal, como a de
Montes Claros; e que precisa dar atenção, sobretudo, às MPEs, segundo a lei
municipal da micro e pequena empresa. Entretanto, o fato de a Lei priorizar o
micro e o pequeno, inclusive nas licitações municipais, não invalida a
necessidade de tais empresas estarem preparadas juridicamente, contabilmente,
gerencialmente e sobretudo em relação à capacidade de ofertar produtos e
serviços com qualidade, garantia e perenidade”.
O presidente da CDL, Ernandes Ferreira da Silva,
pontua que as micro empresas perdem negócios com órgãos públicos por falta de
informação. “Temos uma grande demanda de produtos e serviços por parte dessas
autarquias e muitas empresas deixam de concorrer por acharem o processo
difícil, o que não é verdade, graças à transparência do processo. Devemos nos
preparar e estarmos prontos para atender ao mercado local, uma vez que estes
clientes públicos contratam empresas de outras cidades por falta de concorrente
na cidade. Para ambos os lados, é interessante ter o contrato com um fornecedor
local, a fim de facilitar a prestação de serviço e gerar renda e emprego na
própria comunidade”.
Negócios em potencial
Cássio Aquino, diretor comercial da Palimontes, uma
distribuidora de artigos de papelaria e informática para todo o Norte de Minas,
conta que a empresa está sempre preparada para oportunidades de contratos com
organizações públicas. “Assinamos um site que informa sobre editais do Brasil
inteiro, considerando que a licitação é uma grande oportunidade de negócio. A
preparação da empresa é importante, pois o processo é baseado numa lei bastante
rígida e o conhecimento contribui muito para o sucesso. Temos um departamento
exclusivo, com profissionais capacitados e em contínuo aperfeiçoamento sobre o
processo licitatório”.
Ronaldo Veloso não só participa de licitações públicas, como apresenta projetos arrojados para prefeituras de todo o Brasil |
Ronaldo Veloso Brant Jr, diretor da TV Point, no
setor de publicidade, não só participa de licitações públicas, como apresenta
projetos arrojados para prefeituras de todo o Brasil. “Atendemos órgãos
públicos nacionais, eventualmente, prefeituras em outros Estados. Projetos como
a Tv Saúde e Tv Educação, sucesso no interior de São Paulo, com programação
específica da administração, para locais de espera forçada, e custo baixo. A TV
Point e a R2 Mídia estão aptas para atender todos os órgãos públicos, com
certidões em dia e pessoal atento aos editais. Fomos licitantes da Infraero por
cinco anos, cumprindo todas as exigências pedidas”, revela.
O advogado Rogério Moreira ministrará o curso. Ele
é pós-graduado em Gestão Pública, consultor do SEBRAE, ex-Presidente geral da
MMM, presidente de comissão de licitação e pregoeiro da Adenor, com
vasta experiência em licitações e processos inerentes ao tema. De acordo com o
conteúdo programático, serão tratados os temas: O mercado das compras
governamentais, Análise de riscos, Plano de trabalho de sucesso, Visão Geral da
Lei de Pregões nº10520/2002, Direitos exclusivos de micro e pequena
empresa, Gestão de contratos, Portais de compras públicas, Todos contra
corrupção.
O Curso Como Vender para Administração Pública
atende a colaboradores das áreas de compras, licitações e contratos, empresários
fornecedores da administração pública, bem como acadêmicos de Direito e
profissionais, iniciantes ou não, que pretendem adquirir mais conhecimento a
respeito do processo licitatório. Inscrições e outras informações (38) 2101
3319 / 99737-8290 no site www.adenormg.com.br e ate ndimento@adenormg.com.br.
Atenciosamente,
Nágila
Almeida
Assessora de Comunicação ACI
Assessora de Comunicação ACI
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