quinta-feira, 26 de março de 2015

NOVA ESPERANÇA REALIZA FESTA FOLCLÓRICA

Nova Esperança realiza festa folclórica no Sábado de Aleluia

Texto: Fernando Daymon


Na primeira sexta-feira de abrildia 3, é também chamada de "Sexta Feira da Paixão", e é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, é o dia em que os cristãos relembram a crucificação de Cristo na cruz. Já na madrugada de sábado de Aleluia o distrito de Nova Esperança realiza a tradicional festa folclórica intitulada de “Veio Feio”.
festa é uma espécie de malhação a Judas Escariotes, uma tradição de mais de100 anos que ocorre no início da madrugada do Sábado de Aleluia. Cerca de 100pessoas se vestem com fantasias e carrancas terríveis, de amedrontar só ao olhar. Trazem uma espécie de cipó entrelaçado que utilizam para se "defender" dos malfeitores que tentam zombar ou bulir neles. Alguns diziam que a cipoada nas pernas não dói nada, outros diziam o contrário. Na dúvida, é melhor não arriscar...

É uma festa popular, divertidíssima e até de dar medo para quem não conhecia. Porém, prova de que tudo é apenas brincadeira, as crianças, que, maravilhadas com a festa, pedem aos "véios feios" para tirarem fotos com elas o tempo todo.

De acordo com organizador, Djalma dos Santos, a mesma já abrange mais de 4.000 pessoas por ano. "Essa tradição existe  mais de 100 anos, já tenho 20 anos que organizo essa brincadeira, foi traga pelo meu pai da Bahia, com o objetivo de fazer alegria a todos, trazer benefícios para nossa comunidade, todos saberem brincar, para amanhã e depois ter bons comentários. A regra é a seguinte, quem "xingar" "veio feio" leva piratada." Diz organizador atual da festa. A festa ainda se estende até o fim da madrugada, com o povo seguindo os "véi fei" pelas ruas.

O comandante da Polícia Militar de Montes Claros, coronel César Ricardo, que é natural de Nova Esperança, reuniu com os organizadores da festa é vai colocar a Polícia a disposição para garantir a tranquilidade e segurança dos presentes. A festa conta também com o apoio do vereador Diu Andrade, da polícia de Meio Ambiente, prefeitura de Montes Claros, através das secretarias de Meio Ambiente e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.